Categorias: Política

‘Transporte coletivo é uma obrigação’, diz Dilma ao liberar R$ 400 mi

Presidenta Dilma anuncia investimento de 400 milhões em mobilidade urbana

Secom Maceió

Rui abriu cerimônia com a presença da presidente Dilma Roussef

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, abriu a cerimônia de entrega de equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (o PAC2), com a presença da presidenta Dilma Rousseff, na tarde desta terça-feira, 19, na capital alagoana. Palmeira destacou o empenho da presidenta na liberação de recursos para obras e programas que visam melhorar a vida dos maceioenses, tendo em vista que muitos municípios e estados brasileiros passam por situações difíceis no que diz respeito à gestão com recursos próprios. “Estamos trabalhando com responsabilidade a fim de apresentar resultados e garantir a melhoria da vida da população”, disse Rui, lembrando que no ano passado, diante de uma série de protestos, a presidenta teria solicitado a apresentação de projetos para mobilidade urbana em Maceió: “Hoje temos o prazer de lhe receber para anunciar os investimentos com recursos do orçamento geral e financiamentos federais”, completou.

Palmeira antecipou importantes obras que serão contempladas com os investimentos do Governo Federal: o corredor do BRT (Bus Rapid Transit ou trânsito rápido de ônibus) na Avenida Menino Marcelo (Via Expressa), com estações, passarelas, passeios, ciclovia, estação de integração; uma nova faixa exclusiva para ônibus, dessa vez, na Avenida Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes, que também contará com estações, passarelas com elevador e escada rolante, passeios e ciclovia e a implantação de outra faixa exclusiva para ônibus no binário Norte/Sul, abrangendo as avenidas Juca Sampaio e Muniz Falcão. Paradas de ônibus, passeios e ciclofaixa.

Em seu discurso, a presidenta falou sobre o empenho do seu Governo em realizar uma reforma urbana no país e citou como a primeira medida a ser adotada a melhoria do transporte coletivo. “Estou aqui para anunciar investimentos em mobilidade urbana. O Brasil precisa investir em transporte sobre trilhos, porque é rápido, seguro, além de possibilitar um processo de integração. Queremos implantar o modal integrado, com o chamado bilhete único, usado nas principais capitais do mundo”, disse.

Para Dilma, o investimento de 400 milhões em mobilidade urbana tem como objetivo melhorar o transporte e a qualidade de vida da população. Ela destacou a importância de investir nos BRTs e nos VLTs para fazer com que o brasileiro ganhe tempo. “O BRT junto com o VLT criam uma possibilidade de transporte mais rápido. Aqui serão dois corredores de transporte e dois VLTs. Um deles será reformado pela CBTU, que irá transformar o trem que existe nessa tecnologia mais rápida. Vamos considerar que, para nós todos, o transporte coletivo é uma obrigação”, acrescentou Dilma.

Segundo dados apresentados pela presidente, o Governo está investindo 143 bilhões em mobilidade urbana no Brasil inteiro. Atualmente, são construídos nove metrôs de subsolo e 12 metrôs de superfície (VLT) no país. “Nosso propósito é ganhar tempo. Tempo para chegar rápido à escola e ao trabalho. Porque o tempo é, talvez, a coisa mais importante para cada um de nós”, concluiu.