O Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado para negociar a liberação da via.
Transportadores ligados à Associação dos Taxistas de Arapiraca bloqueiam na manhã desta quarta-feira, dia 19, um trecho da BR 316, no perímetro urbano, nas imediações do bairro Clima Bom, e na Ladeira do Catolé, próximo a Satuba. O protesto se dá, segundo os manifestantes, após a apreensão de táxis que fazem o transporte alternativo das cidades de Capela, Cajueiro e São Miguel para Maceió.
Ainda segundo o subtenente Edézio, presidente da Associação dos Taxistas de Arapiraca, que capitaneia a manifestação, eles teriam uma liminar que os autorizaria a trazer passageiros para Maceió. Três veículos foram apreendidos pela Arsal e encaminhados para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).
De acordo com a Arsal, uma operação de fiscalização de rotina, em parceria com a SMTT e BPrv, estava sendo realizada na manhã de hoje, 19, quando três veículos foram flagrados fazendo o transporte irregular de passageiros do interior para Maceió. Os veículos foram notificados e apreendidos, como medida de praxe.
Os manifestantes estariam autorizados a realizar o ‘fretamento’ – quando o carro é ‘alugado’ para trazer um número x de passageiros e deve retornar com os mesmos passageiros ao local de origem. No entanto, estariam pegando passageiros na capital, caracterizando o transporte irregular.
O subtenente Edézio apresentou, para justificar a mobilização, um pedido de liminar contra as fiscalizações da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que ainda não foi julgada, segundo informações repassadas pela assessoria da Arsal.
O Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado para negociar a liberação da via.