Para animar o carnaval e comemorar 15 anos do Pinto da Madrugada, o Galo da Madrugada chegou a Maceió para desfilar junto com o seu afilhado no sábado (22).
A estrutura que possui três metros de altura e cerca de 200 quilos não é o mesmo galo gigante que fica montado na ponte Duarte Coelho, no Centro de Recife. “Não é aquele Galo, ali é uma decoração central do Carnaval de Recife, e a estrutura equivale a um prédio de seis andares e todo ano tem uma roupagem diferente. O que está aqui é o Galo mesmo, o que originou o carnaval”, diz o carnavalesco Alberto do Carmo.
De acordo com Alberto, o Galo original se mantém o mesmo ao longo dos anos tendo apenas reparos na estrutura. Ele vai desfilar em um carro especial ao lado do seu afilhado, o Pinto da Madrugada. "Há anos a direção do Galo da Madrugada já reconheceu o Pinto como filho legítimo e isso pra gente é muito importante e valoriza o carnaval de Maceió”, diz Alberto.
O carnavalesco foi um dos fundadores do bloco que surgiu há 15 anos como um desfile organizado por simpatizantes do carnaval pernambucano. “A ideia nasceu de amigos apaixonados pelo frevo e pelo Galo da Madrugada do Recife. A primeira vez que desfilamos eram 200 amigos que acabaram tendo a presença de quase cinco mil pessoas”, conta com alegria o carnavalesco.
A justificativa estaria na novidade que foi passada de boca a boca, desta maneira os 200 amigos se tornaram 5 mil. “Aí a brincadeira se tornou uma tradição e com muita responsabilidade”, complementa.
Além do Galo da Madrugada, o desfile do Pinto irá contar com três carros alegóricos, 17 orquestras de frevo, uma comissão de frente com porta-estandarte de blocos alagoanos e os famosos bonecos de Olinda. Uma dos bonecos homenageia o carnavalesco Enéas Freire, criador do Galo da Madrugada em 1978.
O Pinto da Madruga tem a concentração prevista para as 7h do sábado (22), em frente a Praça Multieventos, na Pajuçara. A sua saída será por volta das 8h.