Objetivo é envolver jogadores e torcidas para promoção da paz dentro e fora dos campos
A campanha “Paz, Uma só Torcida” foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira (19) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz), em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF). O objetivo é conscientizar jogadores e torcedores para a promoção da paz dentro e fora dos estádios e, assim, garantir tranqüilidade para que as famílias voltem a freqüentar os jogos.
Na noite desta quarta-feira, quando haverá o jogo clássico entre CRB e CSA no Estádio Rei Pelé, os jogadores entrarão em campo exibindo faixas e cartazes sobre cultura de paz e não-violência. Também serão exibidas mensagens no painel e no sistema de som.
Outras ações para os jogos do segundo turno do campeonato alagoano, de acordo com o secretário Adalberon Sá Júnior, serão a distribuição de material informativo e a presença de veículos dos Anjos da Paz e da campanha do Desarmamento dentro dos estádios. “A paz só será conquistada, em qualquer ambiente, quando houver mudança de comportamento, e nós estamos dispostos a conscientizar as torcidas para essa mudança”, comentou o secretário.
Ele frisou também, durante o lançamento da campanha, que hoje será uma data histórica para o futebol alagoano. “Todos devem estar unidos por uma só torcida, que é a torcida pela paz”, emendou. Ainda na ocasião, o presidente em exercício da FAF, Eurico Beltrão, parabenizou a Sepaz pela iniciativa e disse que a federação está à disposição para apoiar a campanha.
Os representantes das torcidas organizadas do CRB e do CSA, Edenilton Lins e Wanderei Nunes, respectivamente, também declararam apoio à campanha e destacaram que as torcidas querem paz para que o espetáculo do jogo se torne mais bonito.
Também marcaram presença o secretário adjunto de Estado do Esporte, Jorge VI, o secretário municipal de Esportes, Pedro Vilela, os superintendentes da Sepaz Ronaldo Targino e Luan Gama.