Categorias: Saúde

SMS realiza vacinação emergencial contra o sarampo

A maior incidência da doença é em crianças menores de 01 ano.

Ilustração

Ação é voltada para crianças menores de cinco anos e pretende aumentar a cobertura vacinal.

Considerando a situação epidemiológica do sarampo no Brasil, com registros de casos nos últimos meses, principalmente nos estados de Pernambuco e Ceará, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), atendendo à orientação do Ministério da Saúde (MS), realiza, de 22 a 28 de fevereiro de 2014, a Campanha Emergencial de Vacinação Indiscriminada contra o sarampo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2014 já foram registrados 190 casos de sarampo na região Nordeste. A maior incidência da doença é em crianças menores de 01 ano.

O objetivo com a vacinação é interromper a cadeia de transmissão da doença na região Nordeste imunizando crianças de seis meses a 05 anos, que residem na capital e nos municípios da região metropolitana do Estado. Para vacinar as crianças, os pais devem levá-las aos postos de saúde mais próximos de sua residência, no horário das 8h às 17h.

Neste sábado (22), a vacina estará disponível nas unidades de referência de cada Distrito Sanitário do Município, são elas: US Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), US Roland Simon (Vergel do Lago), Pam Bebedouro, USF Pitanguinha, US João Paulo II (Jacintinho), US Aliomar Lins de Almeida (Benedito Bentes) e US Dr. IB Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins), além do Maceió Shopping e Hiper Bompreço da Gruta. Já na segunda-feira (24), as doses da tríplice viral estarão disponíveis em todas as unidades de saúde.

Júlia Oliveira, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Município, destacou a importância da campanha. “Em Alagoas não temos nenhum caso confirmado recentemente, mas como há uma grande circulação turística nessa região, a campanha é importante para prevenir que o vírus seja reintroduzido em nosso Estado”, explica.

O Ministério da Saúde disponibilizou 90 mil doses da vacina e a meta é vacinar 95% do público-alvo da campanha. Em Alagoas, esse número é de 84.680 crianças. A população a ser vacinada está distribuída nos seguintes municípios: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo Flexeiras, Santa Luzia do Norte, Satuba e Maragogi.

A dose da vacina tríplice viral é contraindicada para crianças que apresentem imunodeficiência congênita e adquirida, para aqueles acometidos por neoplasia maligna e para quem está realizando tratamento com corticóides em esquemas imunodepressores.