Categorias: Maceió

Conselheiros entram com representação no MPE para tomar posse

Eles foram recebidos pelo promotor Flávio Gomes, da promotoria de Direitos Humanos do MPE, na manhã desta terça-feira, 25.

Assessoria

Promotor Flávio Gomes recebe conselheiros do Conepir

Representantes de grupos da sociedade civil organizada entraram com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) para que os conselheiros – nomeados em Diário Oficial – tomem posse no Conselho Estadual de Políticas de Igualdade Racial (Conepir). Eles foram recebidos pelo promotor Flávio Gomes, da promotoria de Direitos Humanos do MPE, na manhã desta terça-feira, 25.

De acordo com Helcias Pereira, do Conselheiro Nacional de Igualdade Racial, desde agosto que a superintendência Estadual de Direitos Humanos, órgão ligado à Secretaria da Mulher, marcou e desmarcou duas datas, “em cima da hora, uma total falta de respeito para os conselheiros”.

Ao todo são 26 conselheiros, 13 representantes da sociedade civil e 13 nomeados pelo Estado, que esperam tomar posse. Segundo Pereira, o conselho tem a função consultiva e deliberativa de acompanhamento aos grupos considerados como ‘minorias’.

“Temos um Estado violento para negro, homossexuais, transexuais e mulheres. Temos um conselho bem representado com vários segmentos da sociedade que defendem a luta da igualdade social e não podemos tomar posse, tem alguma coisa errada e o Ministério Público é o nosso parceiro para investigar isso”, destacou Pereira.

De acordo com o promotor Flávio Gomes, em entrevista a uma rádio local, a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos será oficializada para apresentar uma resposta sobre a posse dos conselheiros. Ele destacou a importância do conselho, que reflete os anseios da população e que não entende tal morosidade.

O Alagoas24horas tentou contato com o superintendente de Direitos Humanos, Geraldo Magella, mas sem sucesso.