Categorias: Brasil

Equipes fiscalizam transporte de produtos perigosos em estradas

Autorizações e equipamentos para atendimento de emergência estão entre os itens verificados pela equipe multissetorial.

Ascom/IMA

Equipes fiscalizam transporte de produtos perigosos em estradas

Equipes de diversos órgãos estiveram mobilizadas hoje (25) para fiscalizar o transporte de produtos perigosos na BR 101, próximo ao Posto Flecha. A ação faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), com o intuito de diminuir a incidência de acidentes e preparar para uma atuação rápida em caso de necessidade.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) é responsável por fiscalizar os automóveis que estão em circulação dentro do estado de Alagoas, enquanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Rodoviária federal (PRF) verificam a carga dos veículos que fazem transporte interestadual. A ação seguiu até por volta das 15h, foram parados 23 caminhões e a equipe do Instituto intimou 04 deles para apresentar documentos num prazo de três dias.

Durante a fiscalização são verificados a Autorização de Transporte de Produto Perigoso (ATTP) ou a Autorização para Transporte de Resíduo Perigoso (ATRP); kit de emergência; placas indicativas do produto transportado e placas de sinalização para a estrada; ficha de emergência do produto; Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP); nota fiscal do produto e extintores dentro e fora do veículo.

A ação conjunta, por meio de uma equipe multissetorial, é realizada por IMA, Ibama, PRF, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria Estadual de Saúde, para coibir o transporte ilegal e regulamentar as atividades que potencialmente possam causar acidentes com produtos químicos perigosos.