Categorias: Saúde

Uncisal dá dicas para combate à LER/Dort

Confira as dicas ergonômicas para evitar a LER/Dort no seu setor de trabalho:

Ilustração

Ilustração

Nesta sexta-feira (28) quando se celebra o Dia Internacional de Combate e Conscientização sobre LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo) / Dort (Doença Osteomioarticular Relacionada ao Trabalho) a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por intermédio do seu Núcleo de Atenção à Saúde e segurança do Trabalhador (Naisst) alerta sobre a incidência das doenças relacionadas ao trabalho.

Segundo a Terapeuta ocupacional do Naisst/Uncisal, Diany Ibrahim, as Lesões por Esforço Repetitivo e as Doenças Osteomioarticulares Relacionadas ao Trabalho são consideradas atualmente, umas das mais preocupantes doenças relacionadas ao trabalho. “Essas moléstias são causadas por inflamações provocadas por atividades de trabalho que exigem movimentos manuais repetitivos durante longo tempo e atingem os músculos, tendões e nervos superiores”.

Essas lesões têm relação com as exigências das tarefas, dos ambientes físicos e da organização do trabalho e “podem resultar num quadro de dor, parestesia, fadiga, sensação de peso em membro acometido havendo também registros de bursites, epicondilites, cervicobraquialgias, tenossinovites, tendinites, síndrome do túnel de carpo”, reforçou a terapêuta.

Sintomas
“Os sintomas mais precoces são a sensação localizada de desconforto ou peso, anestesiamento, formigamento ou dor. O quadro inicialmente se apresenta de forma leve, inconstante, local e que aparece com os movimentos, podendo irradiar, se tornar difusa, despertada por pressões leves e acabar por se fazer espontânea e contínua”, explicou Ibrahim.

De acordo com essa sintomatologia, as disfunções músculo-esqueléticas podem resultar em limitação ou perda não só da capacidade laboral, mas das atividades de vida diária e de lazer, o que pode gerar dependência da pessoa em relação à execução de suas tarefas.

“É preciso estar atento para o início da apresentação dos sintomas e procurar ajuda médica para obter o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento seja com a fisioterapia ou com a terapia ocupacional”, revelou Diany Ibrahim.

Confira as dicas ergonômicas para evitar a LER/Dort no seu setor de trabalho:

Cadeira:
– A cadeira deve ter apoio para a região lombar e dorsal;
– Os pés devem ter contato completo com o chão ou apoiados em suporte específico
– O servidor precisa estar próximo da superfície de trabalho
– Os braços devem ficar apoiados

Monitor:
– A tela deve estar ao nível do horizonte ou levemente abaixo
– O trabalhador deve localizar-se bem em frente ao monitor
– A iluminação deve ser adequada
– A distância adequada é de 60 cm entre a pessoa e a tela do computador

Teclado e mouse:
– Eles devem localizar-se próximos e na frente de quem vai usá-lo
– Os cotovelos devem permanecer em ângulo de 90°
– Os punhos precisam permanecer retos

Dicas preventivas:
– Realize intervalos periódicos durante a execução das tarefas, intervalos breves e freqüentes são mais eficazes para a recuperação do que um período de descanso igual, tomado de uma só vez.

– Aproveite as pausas para fazer alguns alongamentos para as áreas de seu corpo que estiverem executando a tarefa.

– Cuide para sempre permanecer com uma boa postura