Categorias: Polícia

Mesmo após transferência, Central de Flagrantes registra superlotação

Tumulto foi registrado na noite de ontem na unidade que contava com quase 30 presos. Agentes denunciam superlotação constante mesmo após período de carnaval

Alagoas24horas

Delegado Vinícius Ferrari

Após um tumulto ocorrido durante a noite dessa terça-feira (4), na Central de Flagrantes, no Farol, a manhã dessa quarta-feira (5) amanheceu sem maiores problemas. A unidade que está superlotada, contava ontem com quase 30 presos e só poderia abrigar os capturados por no máximo 24 horas, o que não ocorre na prática.

De acordo com informações repassadas pelos agentes de plantão na Central, a mobilização resultou na transferência de 15 presos para a Casa de Custódia ainda ontem não desafogou a unidade que conta com aproximadamente 20 pessoas entre homens e mulheres. “O problema aqui não é rebelião e sim superlotação, cada cela aqui possui a capacidade para abrigar quatro presos, quando temos entre 10 e 12”, informa.

Mesmo durante a Operação Padrão da Polícia Civil, a superlotação não teria sido um problema que ocorre durante o período do carnaval. “Isso ocorre todos os dias, pois temos registro de presos que passam uma semana aqui”, conta o agente ao citar o crime do acusado ao citar o crime de receptação.

A situação já foi denunciada diversas vezes pelo presidente do Sindicato dos Policiais de Alagoas (Sindpol), Josimar Melo, que declarou que não é função dos agentes “guardar” presos.

De acordo com o Delegado Vinicius Ferrari, que assumiu o plantão na manhã desta quarta (5), os detidos só poderiam permanecer no local por cerca de 24 horas. Ele não soube informa detalhes de como teria sido o tumulto.

Detida reclama do tempo
Uma das cinco mulheres detidas na unidade identificada como Maria Carlos Correia, de 59 anos, reclama do tempo de permanência da unidade. Ela estaria na Central de Flagrantes desde o dia 26 de fevereiro e não tem previsão de transferência.

"Tenho uma neta de sete anos e não sei como ela está. Tomo remédio controlado e ninguém me dá informação de nada", avisa. A operação teria ocorrido no bairro do Clima Bom.