Categorias: Maceió

CUT e movimento de mulheres realizam ato nesta sexta-feira

O 8 de março é uma data de luta, marcada por manifestações que levantam bandeiras feministas em defesa da igualdade, liberdade e autonomia.

Laís Pita/Alagoas24horas/Arquivo

Presidente do Sinteal, Girlene Lázaro, disse que nenhum acordo foi firmado para reporsição das aulas

A Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL) e suas entidades filiadas, em conjunto com o movimento de mulheres, realizam nesta sexta-feira (7), a partir das 14h, no calçadão do Comércio (em frente ao prédio do antigo Produban), um ato conjunto em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março). A campanha deste ano tem como tema Liberdade, Igualdade e Autonomia, direitos que costumam ser violados nos locais de trabalho, no próprio lar e na sociedade.

O 8 de março é uma data de luta, marcada por manifestações que levantam bandeiras feministas em defesa da igualdade, liberdade e autonomia. A CUT e o movimento de mulheres reivindicam que o desenvolvimento econômico do Brasil seja acompanhado pela geração de postos de trabalho de qualidade, com proteção social para homens e mulheres. Para defender o direito das mulheres de ocupar todos os cargos e profissões, com igualdade de oportunidades e salários em relação aos homens.

“Como militantes do movimento sindical e feminista, atuamos para construir uma sociedade justa e igualitária, com trabalho decente e condições dignas, sem assédio moral ou exploração sexual”, afirmou a presidenta da CUT-AL, Amélia Fernandes.

O dia 8 de março foi escolhido porque, nessa mesma data, em 1857, na cidade de Nova Iorque, um grupo de mulheres operárias lutava por uma carga horária de trabalho mais digna, com a a redução de 14 horas para 10 horas de trabalho. O ato foi reprimido com violência e muitas mulheres morreram queimadas.