Categorias: Maceió

Procon realiza Semana do Consumidor no Calçadão do Comércio

Órgão aproveita momento para distribuir cartilhas e ouvir queixa de consumidores na manhã desta terça-feira (11). Serviço se estende ainda com palestras em escolas e faculdades.

Alagoas24horas

Semana do Consumidor é comemorada no calçadão do comércio

O crescimento da renda das famílias brasileiras oriundas das classes B e C e que respondem aproximadamente a 40% do consumo nacional faz com que sejam mais frequentes casos de desrespeito aos direitos do consumidor durante a compra de produtos.

Para ampliar a orientação da população, o Procon-AL está instalado, na manhã desta terça-feira (11), no Calçadão do Comércio. Com cartilhas e serviços de ouvidoria, o órgão comemora a Semana do Consumidor, que tem por objetivo alertar a população sobre os serviços oferecidos.

“Este é o quarto ano de atividade que realizamos no Centro, aqui em Alagoas impera muito o sentimento de vergonha das pessoas. Elas se sentem culpadas e desconhecem os seus direitos”, destaca Rodrigo Cunha, superintendente do Procon-AL.

Entre as ações mais recentes do órgão está o fechamento de duas agências bancárias ocorrido no dia 26 de fevereiro. Elas ocorreram após clientes que denunciaram uma fila de espera de mais de 30 minutos para o atendimento. “A população contribuiu para que tomássemos aquela decisão. Imagina só o prejuízo que eles tiveram em apenas um dia de fechamento. Então a população tem que denunciar, não é só o que afeta o nosso bolso que é importante”, ressalta.

Na tenda instalada no Centro, instituições parceiras como o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (INMEQ), Secretaria Estadual da Fazenda de Alagoas (Sefaz) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) estão presentes para auxiliar o cidadão na busca por seus direitos.

No local há ainda curso de maquiagem e corte de cabelo. A ação visa comemorar também o Dia Internacional da Mulher celebrado no último dia 8 de março. “O curso dura cerca de 30 minutos e tem certificado e tudo”, avisa Rodrigo.

Além do posto de atendimento, o Procon realiza também, durante toda a semana, diversas palestras sobre os direitos básicos do consumidor em escolas públicas e particulares, além de faculdades.

Outra atividade paralela é a realização do Procon Mirim, que conta com cerca de 24 crianças treinadas para realizar um dia de fiscalização nos supermercados. “Elas acompanham as compras e observam a validade dos produtos ajudando o cidadão”, complementa Rodrigo.

O atendimento no Centro segue até a sexta-feira (14) das 8h às 16h.