Categorias: Maceió

Pesquisa: estado e município querem descobrir como população de locomove

Estudo envolve a participação de 78 pesquisadores que devem atuar em diversos bairros da capital alagoana, Satuba e Rio Largo. Objetivo é elaborar um Plano de Mobilidade Urbana para ser apresentado ao governo federal.

Alagoas24horas

Marcos Vital e Manoel Messias assistem apresentação de Roberta Rosa

A dificuldade da população em transitar pelas principais vias da cidade cada vez mais congestionadas, seja para trabalho ou lazer, é uma dos principais adversidades enfrentadas pelo alagoano e que se agravam durante o tempo. Para tentar reverter essa situação e propor melhorias, o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Maceió divulgou, na manhã desta quarta-feira (12), no auditório da Secretaria Estadual de Infraestrutura, a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcos Vital, na próxima terça-feira (19) será iniciada uma pesquisa domiciliar encabeçada por 78 especialistas no assunto. O objetivo é preparar um projeto que leve em consideração o deslocamento de cada cidadão, viagens e veículos utilizados para o transporte.

“É uma pesquisa que atinge a todos, tanto os ricos quanto a população de baixa renda. Então a população precisa se sensibilizar e receber bem o pesquisador para que futuramente possamos montar um plano em que seja investido melhorias em cada setor”, diz Vital.

Os pesquisadores irão até as residências do cidadão alagoano com crachás e uniformes para realizar as perguntas que devem durar cerca de 30 minutos. Para realizar a coleta dos dados, Maceió foi dividida em 90 zonas, onde 78 devem receber os profissionais. “As demais zonas não receberão por serem áreas rurais”, informa Roberta Rosa, superintendente de Transporte e Logística da Secretaria de Estado da Infraestrutura.

Essa será a primeira parte da pesquisa que terá que visa apresentar um relatório dentro de um prazo de conclusão de 90 dias. “O projeto será apresentado ao Governo Federal para 2015 e inclui toda a região metropolitana além de Satuba e Rio largo. A última pesquisa desse tipo data de 1978, ou seja é praticamente inexistente”, avalia Marcos Vital.

Já para o secretário municipal de Planejamento, Manoel Messias, esta é uma etapa importante que a cidade de Maceió atravessa. “Em 1978, para você ter uma ideia, Maceió tinha cerca de 300 mil habitantes, hoje nós temos mais de 1 milhão. Então esta é uma pesquisa de profunda responsabilidade e que deve influenciar os próximos anos”, diz Manoel.

A pesquisa deve operar paralelamente aos investimentos realizados recentemente em mobilidade urbana como a criação da Faixa Azul nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, além do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve abarcar R$ 209 milhões em parceria com o governo federal.

O anúncio do plano chega um mês após a visita da presidente Dilma Rousseff a Maceió. No dia 18 de fevereiro, a presidente afirmou que o governo deve repassar cerca de R$ 399,3 milhões para serem investidos em Maceió e região metropolitana.