Categorias: Cultura

FMAC cadastra interessados em realizar arraiais

O formulário de inscrição estará disponível a partir da próxima segunda-feira (17) no site da Prefeitura e também pode ser encontrado na sede da Fundação, que fica na Avenida da Paz, 900, Jaraguá.

Pablo de Luca

Arraiaias animaram os bairros em 2013

Os produtores culturais, associações, lideranças de bairro e instituições interessadas na realização de arraiais juninos nos bairros de Maceió, durante os festejos de São João em 2014, devem participar do pré-cadastro realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). O formulário de inscrição estará disponível a partir da próxima segunda-feira (17) no site da Prefeitura e também pode ser encontrado na sede da Fundação, que fica na Avenida da Paz, 900, Jaraguá.

Para se cadastrar os interessados devem informar, entre outros dados, nome do responsável e da instituição que será proponente do projeto e seu respectivo CNPJ, local e período de realização da festa, e ainda responder se concorreu ao edital 2013 de ajuda de custo para os arraiais dos bairros, bem como se foi selecionado no concurso anterior.

O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, explica que o pré-cadastro é importante para que a Fundação entenda o universo desses realizadores e possa mapear as regiões onde o interesse pela festa é manifestado pela população. Ele destaca que o resultado final do trabalho vai contribuir para a elaboração do projeto 2014 dos festejos juninos de Maceió.

Segundo Vinicius Palmeira, a festa junina em 2014 será realizada obedecendo ao padrão de descentralização já definido na política cultural adotada pelo município. “Seguiremos o modelo de produção compartilhada com a comunidade cultural e seleção de projetos por meio de editais, que é o critério mais democrático de distribuição de recursos públicos”, diz.

Em 2013, 43 arraiais juninos espalhados em diversos bairros de Maceió receberam ajuda de custo de R$ 5 mil do município para organização da festa na comunidade. Os arraiais ainda concorreram a uma premiação total de R$ 45 mil, distribuída entre os três melhores.

“Se a sua comunidade quer fazer bonito no São João não deixe de fazer o cadastro. Esse momento é fundamental para a construção da festa este ano”, afirmou o presidente da FMAC.

Recentes