Categorias: Mundo

‘Galinha dos infernos’, o novo dinossauro encontrado nos EUA

Do tamanho de um carro pequeno, animal tinha bico de ave e cauda de lagarto.

Mark Klingler / AP

‘Anzu wyliei’: dinossauro, apelidado de “galinha do inferno”, tem plumagem em seus membros dianteiros

Cientistas dos Estados Unidos acabam de anunciar a descoberta de uma nova e bizarra espécie de dinossauro apelidada de “galinha dos infernos”. Os fósseis revelam uma estranha criatura, meio ave, meio lagarto, que teria um bico e também uma longa cauda. Os ossos do "Anzu wyliei", provenientes de três indivíduos, foram achados em Dakota do Sul e do Norte. O estudo foi publicado na PLOS ONE.

– Tínhamos indícios indiretos de que havia uma criatura assim por ai, mas agora, com esses ossos, temos 80% de um esqueleto completo e podemos realmente estudar em detalhes a estrutura desse animal e ainda inferir dados sobre a sua biologia – afirmou, em entrevista à BBC, Hans Sues, curador do Departamento de Paleontologia e Paleobiologia de Vertebrados do Museu Smithsonan de História Natural, em Washington DC. – Anzu é realmente bizarro, mesmo para os padrões de um dinossauro.

Do tamanho de um carro pequeno, o animal também apresenta garras e penas nos membros superiores. Ele pertence a um grupo de dinossauros conhecido como Oviraptosauria. A maior parte das evidências de sua existência vem de fósseis provenientes da Ásia
A nova espécie, no entanto, foi achada numa formação geológica americana conhecida como Hell Creek. Por conta desse nome e da aparência do animal, os cientistas o apelidaram de Hell Chicken, galinha dos infernos, em português. O novo fóssil é mais um indicativo da extrema diversidade dos dinossauros.