Categorias: Maceió

Visita técnica do MEC prepara formadores para educação inclusiva

Visita técnica do MEC prepara formadores para educação inclusiva

Assessoria

Visita técnica do MEC prepara formadores para educação inclusiva

Os coordenadores dos polos de Alagoas, responsáveis pela capacitação de todos os municípios alagoanos com vistas ao Programa de Educação Inclusiva do Ministério da Educação (MEC), participaram de uma visita técnica promovida pelo Ministério, nesta segunda-feira (24), na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A técnica Bárbara Martins de Lima, do MEC, ministrou seminário de apresentação com vistas a repassar aos coordenadores a nova forma do programa de Educação Inclusiva Direito a Diversidade, para 2014. O programa inclui sete eixos, divididos por quilombolas, campo, étnico-racial, sexualidade, povos das águas (ribeirinhos), direitos humanos e religião.

A formação, em Alagoas, é feita pelas cidades-polo de Arapiraca, Santana do Ipanema e a capital. “Os coordenadores desses polos é que têm a responsabilidade de capacitar todos os demais municípios”, explicou a diretora do Departamento de Educação Especial da Semed, Neusa Scortegagna. “A escola está ficando cada vez mais inclusiva”, acrescentou Neusa.

Para esse ano, algumas das mudanças aplicadas ao programa estão relacionadas a estrutura interna da secretaria, que provocará o envolvimento de ouras diretorias e coordenadorias da Semed, ampliando o envolvimento na ação. Os encontros relativos ao programa acontecem a cada dois anos. Em 2012, a formação foi realizada no município de Arapiraca.