Categorias: Saúde

Hospital Helvio Auto absorve demanda de tuberculose

Os dados são de pacientes internados e registrados no próprio Helvio Auto, coletados pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HEHA.

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto – HEHA (referência em Alagoas no tratamento de doenças infecto-contagiosas) vem absorvendo a demanda de pacientes com tuberculose que deveria ser da rede básica de saúde dos municípios. Como resultado, vem sofrendo com a superlotação com pacientes enviados para avaliação e internação na unidade. De 2013 até o último dia 14 de fevereiro de 2014, o hospital notificou 250 casos de pacientes com tuberculose, com 24 óbitos. Os dados são de pacientes internados e registrados no próprio Helvio Auto, coletados pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HEHA.

“O tratamento da tuberculose deve ser realizado pela rede básica de saúde. Para o Hospital Helvio Auto deverão ser encaminhados apenas os pacientes com critérios de internação de acordo com o Ministério da Saúde”, ressaltou a infectologista e gerente-geral do Helvio Auto, Luciana Pacheco.

Segundo Luciana Pacheco, o hospital tem recebido muitos pacientes encaminhados indevidamente para investigação de diagnóstico no seu Pronto Atendimento, que deveriam ser atendidos pela rede básica de saúde. “Além disso, a demanda para internamento de pacientes com tuberculose tem extrapolado nossa capacidade de internação”, concluiu a gerente-geral do Helvio Auto.