Categorias: Saúde

Projeto Focinhos Terapeutas melhora qualidade de vida de pacientes

O projeto de extensão Focinhos Terapeutas visa a melhoria da qualidade de vida e humanização de ambientes hospitalares, por meio das intervenções assistidas por animais.

O projeto de extensão Focinhos Terapeutas visa a melhoria da qualidade de vida e humanização de ambientes hospitalares, por meio das intervenções assistidas por animais.

Inicialmente, o projeto atendia ao grupo de obesos da clínica escola de nutrição do Centro Universitário Cesmac, com o objetivo de trazer mais prazer ao exercício físico, realizando atividades mais motivacionais com a presença dos cães.A partir daí, o projeto cresceu e vem atendendo, cada vez mais, outros grupos.

O Lar São Francisco de Assis, no qual residem em média setenta idosos, a AMA (Associação dos Amigos do Autista de Alagoas), e crianças com paralisia cerebral também participam do projeto. Cerca de quinze crianças são atendidas individualmente, em sessões de trinta minutos, duas vezes por semana, pelos alunos da área de saúde e educação física, junto com os cães terapeutas.
Segundo estudos biológicos, interações positivas são vistas como mutuamente benéficas. Crianças hospitalizadas geralmente apresentam incapacidade de lidar com frustrações, gerando estresse desnecessário que aumenta o nível de cortisol sérico no organismo. Estudos apontam que a interação entre homem e animal diminui o estresse e a ansiedade e normaliza a pressão arterial após quinze minutos de contato físico com o animal. Ao mesmo tempo, os hormônios do bem estar como a endorfina, a dopamina, a prolactina e a ocitocina aumentam.
Segundo a professora Maja Kraguljac do curso de Educação Física, outras vantagens do convívio com animais de estimação são: o alívio de tensão, disponibilidade ininterrupta de afeto, maior tendência a sorrir, amizade incondicional, sensação de proteção e segurança.

Vale salientar que todos os animais são adestrados e têm acompanhamento contínuo de socialização.Também contam com o suporte das mesmas veterinárias(parceiras do projeto), que garantem vacinação, vermifugação e saúde, tornando os Focinhos Terapeutas aptos para garantir alegria.

Telefones de contato: 3215-5041 (Marketing Cesmac), 9170-9696 (Adriana dos Santos), 9617-3388 (Vania Amorim).