Categorias: Saúde

Casais unidos pelo emagrecimento saudável

A história de dois casais que decidem recuperar a saúde, emagrecendo juntos com o auxílio do balão intragástrico.

Google

Google

Recente relatório divulgado na Grã Bretanha pela Overseas Development Institute, aponta que o número de pessoas acima do peso quadriplicou nos países subdesenvolvidos, incluindo o Brasil nesse mapeamento. Ângelo Souza Oliveira, 32 anos, sua esposa, Livia Aparecida Mattos Oliveira, 34 anos; e Josué Nascimento, 33 anos, e Italuana Sobrinho, 32 anos, ilustravam bem esta estatística, até que decidiram virar o jogo juntos.

Ângelo tinha alguns problemas de saúde, como pressão alta, e Livia soube de um procedimento que impulsionava o emagrecimento e incentivava as pessoas a mudarem seus hábitos com a prática de atividade física, alimentação balanceada e acompanhamento psicológico para mudança de comportamento. Não hesitou e sugeriu ao marido que colocasse o balão intragástrico. “Eu dependia dos medicamentos para controlar a minha pressão e com pouco mais de dois meses com o dispositivo fui liberado dos remédios porque a pressão havia se normalizado”, conta Ângelo, que trabalha como professor.

A enfermeira se animou com o resultado do marido e também decidiu aderir. Há seis meses com o balão, já eliminaram 35 Kg juntos. Ele, antes com 112 Kg, tem mais disposição para atividades físicas, que hoje aponta 95 Kg depois de seis meses. Ela, que saiu dos 95 Kg para os 77 Kg, nem pensa em voltar ao que era antes.

Assim como Ângelo e Livia, Josué Nascimento Santos, advogado, de 33 anos, e Italuana Sobrinho, comerciante, de 32 anos, também decidiram emagrecer juntos. “Queríamos perder peso com saúde, sem remédio ou cirurgia. O remédio é temporariamente eficaz, porque se você para, recupera o peso novamente; e a cirurgia é muito agressiva. Então vimos no balão intragástrico a solução perfeita para ajudar com nossas limitações”, explica o advogado.

Ambos colocaram o dispositivo há apenas dois meses. Italuana aderiu ao tratamento com 77 Kg e hoje chega na marca dos 60 Kg entusiasmada, assim como o seu marido, que já eliminou 12 Kg e se vê longe dos antigos 94 Kg. “Eu gosto muito de sair, mas estava desmotivada porque as roupas já não me serviam mais. Coloquei o balão há pouco tempo e antes mesmo de me pesar, já vi a diferença nas roupas”, diz Italuana.

O doutor Durval Sobreiro, nutrólogo e cirurgião geral responsável pelo tratamento dos dois casais, explica os benefícios de realizar um tratamento junto com o companheiro ou companheira. “A mudança de hábitos exige modificação nas ações cotidianas, e quando o casal decide fazer isso junto, a chance de perda de peso e manutenção aumenta o engajamento, porque ambos sabem do esforço que isso requer e se motivam mutuamente. Com o balão gástrico, que é um procedimento simples, reversível e seguro, eles têm mais um aliado importante para seguirem com os novos hábitos saudáveis”.

Como funciona o balão intragástrico

Inserido via endoscopia sob sedação por médico endoscopista ou cirurgião do aparelho digestivo e indicado para pessoas com IMC a partir de 27, o dispositivo é preenchido com soro e azul de metileno estéreis na quantidade de 400 a 700ml. Todo o procedimento dura em média 20 minutos. Dentro do estômago, o balão proporciona saciedade, tanto pelo volume ocupado quanto pela localização em que é posicionado. Sua permanência no corpo é de até seis meses, período em que é possível a perda média de 12% do peso inicial. Caso seja necessário, é possível indicar um novo balão intragástrico num intervalo de um mês após a retirada do primeiro.