Categorias: Maceió

Parceria com a Ufal vai capacitar coordenação dos APLs

Parceria com a Ufal vai capacitar coordenação dos APLs

Na manhã desta segunda-feira (31), aconteceu na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) a primeira reunião para definir detalhes sobre os três cursos que serão ofertados para gestores e coordenadores dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). A ação será realizada em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (Feac/Ufal).

Segundo a diretora de APLs da Seplande, Geanne Daniella, estes cursos fazem parte do Plano Nacional de Capacitação para Gestores de APLs, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). “O programa em Alagoas sai na frente, por já termos toda a estrutura para ofertar esses cursos, estamos apenas definindo alguns detalhes”, conta.

Ainda de acordo com Geanne, o objetivo é realizar estes cursos ainda no primeiro semestre, e todos serão no formato EAD (Educação à Distância), com os temas: Curso Avançado para Formuladores e Executores de Políticas para APL; Curso Intermediário para Formuladores e Executores de Políticas para APL; e Curso de Especialização para Empreendedores e Agentes Produtivos Locais.

Para o vice-diretor da Feac/Ufal, professor Francisco Rosário, os cursos favorecem a criação de mais pessoas com o entendimento melhor sobre os APLs. “A complexidade em entender como funciona o programa ainda é uma barreira a ser enfrentada pelos gestores. Com os cursos, eles aprenderão mais sobre os arranjos produtivos, para em seguida conseguir agregar mais produtores aos seus APLs”, explica.