Ônibus de coleta externa sofreu uma pane mecânica estará em manutenção até a sexta-feira (4)
Em virtude de uma pane mecânica na unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), foi cancelada a coleta externa de sangue programada para ocorrer nesta quarta-feira (2), no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. Isso porque, o ônibus estará impossibilitado de trafegar até a próxima sexta-feira (4), quando estará passando por reparos em uma oficina mecânica especializada.
A direção do Hemoal pede desculpas pelos transtornos causados aos voluntários que já haviam se programado para doar sangue durante a coleta externa desta quarta-feira (2). No entanto, informa que as doações podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, até às 18 horas.
Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar, que está localizado na Avenida Fernandes Lima. A unidade funciona até às 11 horas desta quarta-feira (2) e atende a todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Tivemos este imprevisto, mas a unidade móvel, que tem o objetivo de facilitar o acesso dos alagoanos à doação de sangue, já está em concerto. Até lá, todas as doações devem ser realizadas no Hemoal Trapiche e Farol”, ressaltou a assistente social da unidade, Maria das Graças Padilha.
Critérios para Doação – Para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que desejam realizar novamente o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. A doação de sangue não é permitida para gestantes e lactantes, segundo portaria expedida pelo Ministério da Saúde.