Categorias: Formula 1

Rosberg supera Hamilton e fica com a pole no Bahrein

Alemão havia visto o seu companheiro de equipe se dar melhor em todos os treinos, mas deu o troco quando mais precisava e ficou com a pole position. Pela primeira vez no ano, Massa largará atrás de Bottas.

Reprodução/f1team

Rosberg largará na pole

O alemão Nico Rosberg tem muito o que comemorar nesta noite de sábado no Bahrein. É que ele conseguiu dar o troco no seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, após vê-lo ficar com a pole position nas duas primeiras corridas e ainda liderar todos os treinos livres em Sakhir. O piloto número 6 fez uma volta muito boa (1min33s185) na última parte do treino classificatório e contou com um erro do inglês para ficar com a primeira colocação no grid de largada.

Hamilton, que era o grande favorito para ficar a pole, teve que se contentar com a segunda colocação no grid. No entanto, o britânico continua com grandes chances de vencer a sua segunda corrida no ano. Isso porque o seu único adversário deve mesmo ser o seu companheiro de equipe. A Mercedes tem se mostrado ser superior a todas as rivais, o que deverá se repetir amanhã. Desta forma, Nico e Lewis provavelmente travarão uma boa disputa durante toda a prova do domingo.

A terceira colocação ficou com o surpreendente Daniel Ricciardo – mas ele foi punido e partirá em décimo terceiro. O australiano vem chamando a atenção pelo seu bom desempenho neste início de campeonato, brigando de igual para igual com o atual tetracampeão mundial e seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel. Por falar no alemão, ele não tem nenhum motivo para sorrir hoje. Após abandonar o terceiro treino livre, realizado na tarde deste sábado em Sakhir, Seb não teve um bom ritmo no qualificatório e foi eliminado ainda no Q2. O germânico terminou em décimo primeiro, mas ganhou uma posição com a penalização de Ricciardo e larga em décimo.

Único brasileiro no grid da Fórmula 1, Felipe Massa travou um duelo particular com o seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Ambos tiveram tempos iguais no Q2, mas o finlandês levou a melhor na última parte do treino e terminou na quarta colocação. Já o paulista concluiu apenas na oitava colocação, à frente de Kevin Magnussen, da McLaren, e de Fernando Alonso, da Ferrari (todos eles ganharão uma posição por conta da punição de Ricciardo).

O treino
Neste sábado, tivemos a primeira qualificação noturna da temporada. Isso porque, a partir deste ano, a Fórmula 1 contará com duas corridas durante a noite. Além do já tradicional GP de Cingapura, a corrida no Bahrein também será sob a luz do luar. E a estreia dos refletores do Circuito de Sakhir com a Fórmula 1 foi bastante satisfatória.

Por ser realizada em uma pista no meio do deserto, o fim de semana no Bahrein costumava ser muito desgastante para os pilotos, por conta das altas temperaturas. Agora, com a classificação e a corrida sendo realizadas no período da noite, os pilotos ganharam um grande refresco. Só para se ter uma ideia, do dia para a noite, a queda de temperatura costuma ser de 20°. Melhor para os pilotos, que puderam ter uma tranquilidade maior com relação a temperatura.

Com o domínio dos carros da Mercedes, restou as rivais brigarem pelas segunda e terceira fila do grid de largada. E quem acabou se dando melhor durante o treino foram a Red Bull e a Williams, coincidentemente, ambas com seus pilotos “menos experiente.”

Q1
A primeira parte do treino foi realizada sem grandes sustos ou surpresas. As escuderias mais competitivas do grid não tiveram dificuldades para fazer um tempo suficiente para ficar entre os 16 melhores. Os dois pilotos da Williams, por exemplo, só entraram na pista restando poucos minutos, mas ainda assim marcaram um bom tempo.

A grande briga do Q1 acabou ficando entre os companheiros de equipe da Lotus. Romain Grosjean e Pastor Maldonado disputaram até o último instante o décimo sexto lugar. No entanto, o francês conseguiu ficar com a última posição de classificação para o Q2 no sua tentativa final, eliminando o seu companheiro de equipe, que partirá em décimo sétimo.

Adrian Sutil, da Sauber, também acabou decepcionando. Ele não conseguiu um bom tempo na primeira parte do treino e acabou eliminado, terminando na décima oitava posição. O alemão também se envolveu em uma polêmica, quando fechou Romain Grosjean em uma reta. Por isso, ele poderá ser punido pelos comissários.

Os outros eliminados foram Kamui Kobayashi (19º), Jules Bianchi (20º), Marcus Ericsson (21º) e Max Chilton (22º).

Q2
No Q2, dois pontos chamaram bastante a atenção do público. O primeiro dele, e mais importante, foi a eliminação do tetracampeão mundial, Sebastian Vettel. O alemão terminou na décima primeira colocação e ficou fora do Q3 (largará em décimo), um resultado que não é comum de acontecer, principalmente por se tratar do atual campeão da F1 e da melhor escuderia dos últimos quatro anos.

A disputa entre Felipe Massa e Valtteri Bottas também foi destaque na segunda parte do treino. Os dois mostraram um bom desempenho desde a primeira tentativa e fecharam o Q2 exatamente com o mesmo tempo – 1min34s842. No entanto, o finlandês terminou na frente por ter concluído a volta primeiro.

Nico Hulkenberg e Daniil Kvyat, assim como Vettel, também acabaram decepcionando. Depois de andarem sempre entre os dez primeiros colocados nos treinos livres, os dois não repetiram o bom desempenho na classificação e ficaram fora da última parte do treino. Com as posições ganhas após a punição de Ricciardo, Hulk largará na décima primeira posição, enquanto o russo parte em décimo segundo.

Jean-Éric Vergne, Esteban Gutiérrez e Romain Grosjean também ficaram de fora do Q3. Eles largarão na décima quarta, décima quinta e décima sexta posições, respectivamente.

Q3
A última parte do treino classificatório acabou se dividindo em duas disputas. A primeira era pela pole position, no entanto, só quem participou desta briga foram os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Melhor para o alemão, que superou o seu companheiro de equipe e ficou com a primeira colocação do grid.

Hamilton, que vinha dominando todas as classificações disputadas neste ano, além de ter sido o mais rápido durante todos os treinos livres no Bahrein, até vinha bem, mas não chegou a completar a sua última tentativa. Pouco depois, através do rádio de Rosberg, a Mercedes informou que o britânico havia errado e saiu da pista. Assim, Lewis teve que se contentar com a segunda colocação.

Outra briga que esteve bastante acirrada durante o Q2 e se estendeu para o Q3 foi entre os dois pilotos da Williams. Bottas e Massa travaram mais um duelo para ver quem largaria na frente. Valtteri fechou a volta primeiro e marcou o quarto tempo (mas larga em terceiro). Atrás, Felipe vinha com melhores parciais, mas cometeu um erro no segundo setor e perdeu a chance de largar à frente do finlandês pela terceira corrida seguida. O brasileiro terminou em oitavo, mas larga em sétimo.

Quem parecia estar fora da briga e surpreendeu foi o australiano Daniel Ricciardo. O piloto da Red Bull fez uma volta muito boa e conseguiu marcar o terceiro tempo. Um resultado que comprova o bom início de temporada do companheiro de Sebastian Vettel. Entretanto, ele perdeu dez posições no grid e partirá na décima terceira posição.

Recentes