Grupos se preparam para 22º Festival de Bumba Meu Boi
Neste mês de abril, a Praça Multieventos, na Pajuçara, vai pulsar junto com as baterias e torcida dos 20 grupos de bumba meu boi que desfilarão seus enredos no 22º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. A festa acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, a partir das 18h, e promete ser uma grande celebração em memória do mestre declarado Patrimônio Vivo de Alagoas, Everaldo Lins, mais conhecido como Mestre Vevel, falecido em março passado.
A 22ª edição do Festival é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió.
Na sexta-feira, dia 11, se apresentam dez Bois do Grupo B, o vencedor nessa categoria deixará o grupo de acesso e passará a integrar o Grupo A no festival de 2015. Desfilam pelo Grupo B os Bois, Vingador, Axé, Bumbá Alagoano, Águia de Ouro, Amizade, Olodum, Faraó e Minotauro. Sábado (12) é o dia em que os bois do Grupo A mostrarão seu brilho na arena. É nessa noite que o grande campeão do 22º Festival será votado e um dos Bois rebaixado para o grupo de acesso. Pelo Grupo A se apresentam os Bumba Meu Bois, Cão de Raça, Trovão, Safari, Águia, Anaconda, Dragão, Cobra Negra e Tigre.
A classificação dos Bois será definida a partir da avaliação das apresentações por uma comissão julgadora instituída pela Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi. Os membros da comissão avaliarão os quesitos: Evolução do Vaqueiro, Evolução do Boi, Bateria, Conjunto, Beleza do Boi, Fantasia e Entoada. O resultado será divulgado na semana seguinte ao festival.
Homenagem
Além dos grupos que se apresentam na mostra competitiva, os Bois Gavião, Imperador, Rastafari e Fênix entrarão em cena para homenagear Mestre Vevel. O mestre reverenciado pelos brincantes de bumba meu boi era coordenador e entoador do Boi Paraná. Mestre Vevel era referência para as antigas e novas gerações de brincantes do Boi. Ele orientava e assessorava outros grupos, quanto às composições musicais, rítmicas e figurinos.
O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, destaca a importância do Festival para a cultura do bumba meu boi em Maceió. Ele lembra que é nesse evento que os grupos apresentam à sociedade em geral o resultado de meses de trabalho e muita dedicação.