Categorias: Cultura

Grupos se preparam para 22º Festival de Bumba Meu Boi

Grupos se preparam para 22º Festival de Bumba Meu Boi

Assessoria

Grupos se preparam para 22º Festival de Bumba Meu Boi

Neste mês de abril, a Praça Multieventos, na Pajuçara, vai pulsar junto com as baterias e torcida dos 20 grupos de bumba meu boi que desfilarão seus enredos no 22º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió. A festa acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, a partir das 18h, e promete ser uma grande celebração em memória do mestre declarado Patrimônio Vivo de Alagoas, Everaldo Lins, mais conhecido como Mestre Vevel, falecido em março passado.

A 22ª edição do Festival é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió.

Na sexta-feira, dia 11, se apresentam dez Bois do Grupo B, o vencedor nessa categoria deixará o grupo de acesso e passará a integrar o Grupo A no festival de 2015. Desfilam pelo Grupo B os Bois, Vingador, Axé, Bumbá Alagoano, Águia de Ouro, Amizade, Olodum, Faraó e Minotauro. Sábado (12) é o dia em que os bois do Grupo A mostrarão seu brilho na arena. É nessa noite que o grande campeão do 22º Festival será votado e um dos Bois rebaixado para o grupo de acesso. Pelo Grupo A se apresentam os Bumba Meu Bois, Cão de Raça, Trovão, Safari, Águia, Anaconda, Dragão, Cobra Negra e Tigre.

A classificação dos Bois será definida a partir da avaliação das apresentações por uma comissão julgadora instituída pela Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi. Os membros da comissão avaliarão os quesitos: Evolução do Vaqueiro, Evolução do Boi, Bateria, Conjunto, Beleza do Boi, Fantasia e Entoada. O resultado será divulgado na semana seguinte ao festival.

Homenagem

Além dos grupos que se apresentam na mostra competitiva, os Bois Gavião, Imperador, Rastafari e Fênix entrarão em cena para homenagear Mestre Vevel. O mestre reverenciado pelos brincantes de bumba meu boi era coordenador e entoador do Boi Paraná. Mestre Vevel era referência para as antigas e novas gerações de brincantes do Boi. Ele orientava e assessorava outros grupos, quanto às composições musicais, rítmicas e figurinos.

O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, destaca a importância do Festival para a cultura do bumba meu boi em Maceió. Ele lembra que é nesse evento que os grupos apresentam à sociedade em geral o resultado de meses de trabalho e muita dedicação.

Recentes