Categorias: Saúde

Segundo Centro de Saúde reinaugura com novo perfil

Posteriormente, será disponibilizado atendimento de outros especialistas para as consultas médicas, como urologista, cardiologista, gastroenterologista, proctologista, dermatologista e otorrinolaringologista.

O II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha, no bairro do Poço será reaberto na próxima sexta-feira (11), às 10h. Após a reforma pela qual passou, a unidade passa a ter um novo perfil de atendimento e não mais receberá pacientes de demanda espontânea.

A unidade atenderá, exclusivamente, pacientes referenciados por médicos das unidades de saúde dos 1º, 5º e 8º Distritos Sanitários da capital, além das mulheres que passarem pelos exames de mamografia e ultrassonografia do colo do útero na Carreta da Mulher, que apresentarem algum tipo de suspeita nos resultados.

Toda oferta de consultas especializadas, exames diagnósticos e tratamentos destinam-se principalmente à demanda referenciada, agendada por meio do encaminhamento médico, e regulada pelo sistema do Complexo Regular de Assistência (Cora), da SMS.

O novo perfil do II Centro foi apresentado à equipe de profissionais que atuará na unidade pela diretora de atenção à saúde da Secretária Municipal de Saúde (SMS), Magali Medeiros.

Inicialmente, os médicos começarão os atendimentos na segunda-feira (14), dia útil posterior à reabertura, com atendimento das 07h às 19h. A unidade vai sediar o Serviço de Referência para o tratamento de tuberculose, oncologia (câncer) e hanseníase.

Além disso, contará com mastologista, endocrinologista, geriatra, ginecologista, pneumologista e psiquiatra, prestando ainda serviços de assistência ambulatorial especializada de média complexidade, com equipe de enfermagem, nutricionista, psicólogo e assistente social.

Os Serviços de Referência, como a Unidade Sentinela para Influenza e Vacinas do Viajante, além das vacinas do Programa Nacional de Imunização, também estarão disponíveis na unidade, conforme a adequação proposta pelos técnicos da SMS.

Posteriormente, será disponibilizado atendimento de outros especialistas para as consultas médicas, como urologista, cardiologista, gastroenterologista, proctologista, dermatologista e otorrinolaringologista.

Reforma

A reforma e reestruturação do prédio foram realizadas pelo Governo do Estado, mas os serviços oferecidos na unidade serão viabilizados pelo município de Maceió.

Com a municipalização da Saúde no final dos anos noventa, a gestão plena do SUS passou a ser da responsabilidade dos municípios. A equipe de profissionais da saúde que atuará no II Centro é composta por servidores do Estado e do Município.

Com 1.340m2 a nova estrutura dispõe de área verde, corredores de ventilação, sistema comunicação visual, rede de lógica, barreira radiológica, consultórios e salas climatizadas, mobília e equipamentos novos e segurança patrimonial, modo a garantir o funcionamento de forma contínua, com a ativação gradual dos serviços, à medida que sejam concluídas a entrega dos equipamentos e a composição do quadro de profissionais.