Categorias: Maceió

Segunda etapa de Encontro de Capoeira acontece no sábado

Segunda etapa de Encontro de Capoeira acontece no sábado

Pei Fon/ Secom Maceió

Primeira etapa do Encontro de Capoeira aconteceu no Benedito Bentes.

No próximo sábado (12), com apoio do Comitê Gestor do Plano Juventude Viva de Maceió e do Estado, a Federação de Capoeira do Estado de Alagoas (Feceal) realiza a segunda etapa do 2º Encontro de Juventude de Capoeira, com o tema “A Capoeira como Promotora da Diminuição da Violência”.

O evento será realizado na Escola de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares, no bairro do Clima Bom, que é um dos territórios contemplados pelo Plano Juventude Viva. A ação tem como objetivo conscientizar jovens para a prática da capoeira como esporte e oportunidade de desenvolvimento e inclusão social e integrar a juventude com as ações do Plano.

Nesta etapa, serão discutidos aspectos técnicos e fundamentais da capoeira com os temas: A profissionalização da Capoeira – Os caminhos para a profissionalização do educador de capoeira e Orientações técnicas e práticas da Confederação Brasileira de Capoeira (CBC) para o campeonato.

Serão realizadas ainda as oficinas simultâneas: Formação de Líderes e Saúde – DSTs/Aids e Prevenção ao Uso de Drogas, e Gravidez na Adolescência (Secretarias de Saúde – SMS/SESAU). A primeira etapa foi realizada no mês de março com a abertura oficialno Benedito Bentes. Na ocasião, o promotor de justiça Flávio Gomes, apresentou a palestra sobre Políticas Públicas.

“A juventude da capoeira é indispensável na articulação e construção das políticas para jovens negros. A Prefeitura de Maceió tem compromisso com a nossa juventude e o papel do Comitê Municipal é incentivar a sua participação e integração, possibilitando a realização de projetos dessa natureza com estrutura, logística, além da participação dos técnicos de diversos órgãos”, esclareceu a secretária executiva do Gabinete do Prefeito e presidente do Comitê Juventude Viva de Maceió, Adriana Toledo.

“Esse é um projeto muito importante para Feceal”, afirmou o presidente da Federação, Carlos Pereira, que destacou a importância do Plano e das parcerias feitas para tirar os jovens negros de situações de risco. “É um evento dirigido ao público jovem da capoeira e aos jovens em áreas de vulnerabilidade social, que praticam e entendem a capoeira como uma oportunidade de inclusão social, incentivando a cultura de paz nos quatro territórios do Juventude Viva”, finalizou.