Categorias: Maceió

Vigilância em Saúde Ambiental monitora qualidade da água

Segundo a Coordenação, a cada dia a equipe técnica escolhe um novo bairro para ser avaliado.

Com um trabalho também voltado à prevenção de riscos à saúde, a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem monitorando continuamente a qualidade da água consumida pela população em todos os bairros de Maceió.

O objetivo da equipe é detectar possíveis problemas na qualidade da água disponibilizada às comunidades ou qualquer tipo de contaminação, cobrando as providências necessárias, não só da empresa estadual de abastecimento, mas também de responsáveis por carros-pipa e poços artesianos.

Segundo a Coordenação, a cada dia a equipe técnica escolhe um novo bairro para ser avaliado. Nas localidades, os técnicos da saúde municipal realizam coletas de água nas residências, enviando essas amostras ao Laboratório Central (Lacen) para que seja realizada a análise, do ponto de vista dos aspectos físicos, químicos e microbiológicos, definindo Ph, teor de cloro e turbidez da água, além da presença de coliformes fecais.

“A análise é realizada pelo Lacen num prazo de 48 horas e quando há indícios a equipe retorna de imediato para fazer uma segunda coleta, analisada pelo Lacenem 24 horas. Com esses resultados, podemos aplicar as punições administrativas adequadas e, se preciso, adotar as medidas judiciais necessárias”, afirmou o coordenador da VSA, Alex Tenório.

Além de proceder com a coleta de amostras de água, os técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental reforçam a trabalho educativo junto aos moradores das residências visitadas, orientando, com folhetos explicativos, acerca da importância de manter os principais reservatórios – como caixas e cisternas – limpos, garantindo assim a qualidade da água a ser consumida.