Categorias: Maceió

Novo secretário da Defesa Social defende unificação das polícias

Novo secretário da Defesa Social defende unificação das polícias

Thiago Sampaio

Diógenes Tenório afirma que crime deve ser reprimido com empenho e que bandido não pode ser bem-sucedido

O juiz Diógenes Tenório de Albuquerque, novo secretário de Estado da Defesa Social disse, nesta quinta-feira (10), em seu gabinete ano Tribunal de Justiça, que assumirá a pasta com o lema de unificação das forças públicas. O magistrado assume o lugar do procurador Eduardo Tavares. O juiz tomará posse no cargo de secretário assim que se aposentar da magistratura, o que deve acontecer em até 15 dias.

“Meu lema é uma ação conjunta com as polícias, dando a sua cota laboral em defesa da sociedade. Também contaremos com o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e todas as forças públicas, inclusive dos municípios como entes colaboradores”, destacou. O novo secretário reconhece o desafio que enfrentará ao assumir o cargo.

“A vida tem que ter desafios permanentes e não deve ter marasmo. Eu sei que estou pegando uma tarefa que não é fácil e que urge uma solução satisfatória”, explicou. Ele estabelece dois critérios para a sua gestão: “Primeiro, diante do compromisso que temos com o Estado, não podemos capitular ante a desordem e nem tergiversar na tomada de decisões e segundo, ter independência necessária para o desenvolvimento das atividades”, explicou.

Diógenes Tenório defende um desempenho austero frente à pasta. “É com esse pensamento que assumo a secretaria de que o crime violento deve ser reprimido com empenho e dedicação. O bandido não pode ser bem-sucedido. Minha vida sempre foi pautada na obstinação e coragem voltada ao trabalho e acredito que a sociedade deve ser conduzida pelos homens de bem e não pelos criminosos”, ressaltou. Diógenes Tenório só deve assumir a pasta depois que se aposentar da magistratura

Experiência

Tenório assume a Secretaria da Defesa Social com experiência na área, adquirida com a sua participação, já há alguns meses, de reuniões da Câmara de Monitoramento do Programa Brasil mais Seguro, que analisa e orienta os principais eixos do programa no Estado; do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que acompanha o desenvolvimento das ações do Programa em Alagoas e no Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), representando o governo do Estado.

O Conseg é um órgão integrante do Poder Executivo, vinculado ao Gabinete do governador, que controla a atuação administrativa e financeira das instituições integrantes da Defesa Social no Estado de Alagoas, voltado para a dinamização da gestão da segurança pública, a integração e a articulação entre os diversos órgãos que fazem a segurança e a transparência da ação governamental nesse campo.