Categorias: Maceió

Servidores do Ifal decretam greve e aulas são suspensas

Mobilização pede implantação da data-base e cumprimento da carga horária de 30 horas para os técnicos administrativos. Outros 10 campi espalhados por todo o Estado também estão paralisados.

Alagoas24horas/Arquivo

Servidores do Ifal decretam greve e aulas são suspensas

Os servidores e técnicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) deram, na manhã desta terça-feira (22), início à paralisação das atividades educacionais na rede de ensino por tempo indeterminado. A ação está em concordância com o movimento grevista nacional liderado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

De acordo com a assessoria do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), a adesão é quase total dos educadores nos 11 campi espalhados no Estado. “Servidores de São Miguel, Penedo, Murici e Maragogi também aderiram”, confirma a assessoria.

A paralisação é por tempo indeterminado e os grevistas reivindicam o reajuste da data-base para os salários desde 2012. A mobilização exige também o cumprimento de 30 horas para os técnicos administrativos, além de reajuste no auxílio alimentação e transporte dos servidores.

“O objetivo maior é pressionar o Governo Federal por mais investimentos na educação e valorização dos serviços públicos”, informa a assessoria. Na unidade de ensino localizada no Centro, carros de som e faixas foram montadas pelos servidores.