Categorias: Justiça

Desembargadores prestigiam posse de novo corregedor Federal

Alagoano, ministro Humberto Martins assumiu cargo na tarde da última quarta-feira (23), em solenidade ocorrida em Brasília

Ascom STJ

Presidente do TJ/AL, José Carlos Malta, a deputada Rosinha da Adefal e o corregedor Federal Humberto Martins.

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, assumiu cargo de corregedor-geral da Justiça Federal, na tarde desta quarta-feira (23), para mandato de um ano. Na solenidade de posse, ocorrida em Brasília, o presidente da Corte de Justiça alagoana, José Carlos Malta Marques e os desembargadores Fernando Tourinho de Omena Souza e Washington Luiz Damasceno Freitas, além da magistrada Fátima Pirauá, presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis), representaram o Judiciário alagoano.

Durante discurso de posse, o alagoano Humberto Martins destacou que seu objetivo a frente da Corregedoria Federal é o de colaborar e orientar as corregedorias locais, preservando as suas competências originárias, através de uma atuação que não visará apontar erros e aplicar punições, mas sim de retificar e melhorar os procedimentos para “valorizar cada vez mais a magistratura do país, que muitas vezes não é compreendida”.

Segundo o novo corregedor-geral, esta é a mais delicada das funções da Justiça, por ser uma atividade correcional propriamente dita, consistente em fiscalizar e apontar melhorias na Justiça Federal de primeiro e segundo graus.

“A visão da corregedoria-geral não pode ser confundida meramente com a punição ou repreensão. Ao contrário, o próprio conceito de correição está diretamente imbricado com a noção de retificação, ou seja, com a melhora do Poder Judiciário”, esclareceu Humberto Martins.