Categorias: Política

Petistas no Congresso querem criar CPI sobre metrô de São Paulo

Eles pretendem investigar denúncias de cartel em governos do PSDB. Liminar de ministra do STF determinou CPI exclusiva sobre a Petrobras.

Divulgação

Divulgação

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse nesta quinta-feira (24) que a base aliada do governo vai começar a coletar assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de apurar o caso Alstom, suposta prática de cartel em licitações do metrô de São Paulo durante governos do PSDB.

A CPMI da Alstom é uma reação à decisão liminar proferida na última quarta-feira (23) pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, sobre a CPI da Petrobras no Senado. A ministra determinou que a comissão terá como foco de investigação apenas a Petrobras e não poderá ser ampliada, como queria o governo, para apurar também denúncias no metrô de São Paulo e na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.

“Se a oposição pensa que nós vamos deixar de lado a investigação sobre o metrô de São Paulo, e sobre outras suspeitas que pairam de má aplicação de dinheiro publico federal, estão enganados”, declarou Humberto Costa.

Ainda não há definição, segundo o senador, se a nova CPMI pedirá também apuração sobre a refinaria Abreu e Lima, que fica no Porto de Suape, administrado pelo governo de Pernambuco. O ex-governador, Eduardo Campos, será adversário de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais deste ano.

“Nós vamos começar a coletar assinaturas entre os senadores para a feitura da CPI da Alstom e ainda vamos discutir o que fazer em relação a outras denúncias” , disse Costa.

Os petistas pretendem apresentar o requerimento de criação da CPMI na próxima sessão do Congresso Nacional.