Categorias: Futebol

Na seleção brasileira, Felipão garante recorde para o clube que o demitiu

Quarteto brasileiro do Chelsea está garantido na Copa do Mundo.

Getty

Felipão garante a convocação de quatro jogadores do Chelsea

Ao assegurar as convocações de David Luiz, Ramires, Oscar e Willian para a Copa do Mundo de 2014, Luiz Felipe Scolari confirmou uma marca histórica do Chelsea no torneio. Afinal, o clube inglês nunca colocou tantos atletas em uma seleção – sem ser a inglesa – para a principal competição de países do futebol.Curiosamente, Scolari garante o recorde justamente para o clube que proporcionou uma das maiores decepções de sua carreira. Em 2008, vindo de grande trabalho com a seleção de Portugal, Felipão assumiu o Chelsea e fracassou, acabando demitido em menos de um ano, em fevereiro de 2009.

Até o recorde com o Brasil de Felipão, a maior ‘colônia’ que os Blues tinham conseguido em um Mundial fora em 2010, quando o lateral-direito Paulo Ferreira, o zagueiro Ricardo Carvalho e o meia Deco representaram o clube pela seleção portuguesa. Na ocasião, o país seria eliminado pela Espanha nas oitavas de final.

Se incluir as convocações da Inglaterra para Copas, o máximo que o Chelsea conseguiu foi justamente quatro nomes. Essa situação ocorreu duas vezes, em 2006 e 2010. Na primeira, o lateral-esquerdo Wayne Bridge, o zagueiro John Terry e os meias Frank Lampard e Joe Cole foram convocados.

Quatro anos mais tarde, os três últimos seguiriam no time londrino e no English Team. Ashley Cole, contratado junto ao Arsenal em 2006, se completaria o quarteto.

Porém, para este Mundial, a parcela do Chelsea na seleção do país britânico possivelmente diminuirá. Isso porque Terry já está descartado, e Ashley Cole pode perder a concorrência para o jovem Luke Shaw, do Southampton. Dessa forma, o zagueiro Gary Cahill e Lampard devem ser os nomes lembrados por Roy Hodgson.