Categorias: Futebol

Na festa de despedida do Pacaembu, Corinthians bate Flamengo e reencontra vitória

Nesta segunda-feira, completam-se 74 anos de uma relação que se encerra nesta temporada

Gazeta Press

Corinthians vence o Flamengo

Nesta segunda-feira, completam-se 74 anos de uma relação que se encerra nesta temporada para que o time alvinegro realize o seu sonho de casa própria na mudança para a Arena, prevista para acontecer a partir de dia 18 de maio, no confronto com o Figueirense, em evento-teste da Fifa. Antes disso, os corintianos fizeram a sua festa neste domingo: cantaram "Saudosa Maloca", música de Adoniran Barbosa, estamparam o estádio em seu uniforme e, em campo, passaram peO primeiro gol foi marcado aos 10 minutos pelo volante Guilherme. Depois de cobrança de escanteio, ele aproveitou sobra de disputa de bola entre Guerrero e Samir e mandou para o fundo da rede. O lateral-direito Léo Moura dava condição no meio da área. Na etapComo parte do adeus, o Corinthians ainda apresentou o meia Elias para a torcida, com direito a volta olímpica pelo gramado. O reforço só poderá fazer a sua reestreia em julho, na abertura das inscrições no Brasileiro.

Mano Menezes teve de se virar neste fim de semana com três desfalques: Renato Augusto, com dores no joelho direito, o peruano Ramirez, com uma luxação no ombro esquerdo, e o lateral-esquerdo Uendel, em fase de tratamento na panturrilha.

A situação era ainda pior no Flamengo, que não pôde contar com seis jogadores. Léo, Elano, Everton, Chicão, Gabriel e Hernane foram as ausências no grupo comandado por Jayme de Almeida.

Com o clima de festa no estádio, não houve espaço nem mesmo para qualquer espécie de ressentimento entre o time carioca e Mano, protagonistas no ano passado de um rompimento turbulento que teve como marca a súbita decisão do treinador de deixar a Gávea de forma abrupta e surpreendendo a todos em seu primeiro trabalho pós-seleção.

Na etapa inicial, o domínio foi todo do Corinthians. O Flamengo tentava responder no contragolpe, mas esbarrava na falta de criatividade em seu meio-de-campo. Nervoso com a bola que não chegava na área, o atacante Alecsandro chegou a reclamar com um soco no ar.
Os donos da casa eram melhores e abriram o placar aos 10 minutos, em confusão na área após cobrança de escanteio, sobra de bola e chute de primeira de Guilherme aproveitando a desatenção de André Santos. Foi o décimo gol do volante com a camiseta alvinegra. Ele briga para manter o seu lugar no time com a chegada de Elias.

Os flamenguistas reclamaram de impedimento, porém, Léo Moura dava condição voltando da linha de gol.

O prejuízo para o lateral ficou ainda pior em lance isolado no meio-de-campo, carrinho em Petros e expulsão exagerada pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden.

Na saída para o intervalo, Alecsandro desabafou contra o juiz. "Gosto do Vuaden, mas assim vai ser difícil. No primeiro lance do Guerrero, deu uma pancada no Cáceres. Deu amarelo? Tinha que ser expulso. O Ralf também está fazendo um monte de faltas. É isso que o Corinthians quer, é festa. E ele está colaborando".

Ele deu lugar a Nixon no retorno do vestiário.

Mesmo com um a menos, o Flamengo voltou surpreendentemente melhor e quase empatou aos 21 minutos do segundo tempo, em chute de fora da área de Luiz Antônio e defesa fantástica de Cássio. O goleiro teve de se esticar todo para colocar a bola para escanteio.

Na sequência, o Corinthians desceu pela esquerda, Luciano tocou Fábio Santos e ele encontrou Gil, sozinho no meio da área, para ampliar.

Com o resultado, o Corinthians assegurou a sua primeira vitória no Brasileiro e chegou aos quatro pontos, na quinta colocação. O Flamengo, que ficou no 0 a 0 com o Goiás em sua estreia, segue com apenas um, no 15º lugar.

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 2 X 0 FLAMENGO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 27 de abril de 2014, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e José Eduardo Calza (ambos do RS)
Público: 36.402 pagantes (total de 39.168)
Renda: R$ 1.532.379,50
Cartões amarelos: Guerrero, Ralf (Corinthians); Cáceres (Flamengo)
Cartões vermelhos: Léo Moura (Flamengo)
Gols: CORINTHIANS: Guilherme, aos nove minutos do primeiro tempo, e Gil, aos 35 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Petros (Danilo) e Jadson; Romarinho (Malcom) e Guerrero (Luciano)
Técnico:Mano Menezes

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Wallace Samir e João Paulo; Cáceres, Luiz Antônio, Márcio Araújo e André Santos (Lucas Mugni); Paulinho e Alecsandro (Nixon)
Técnico: Jayme de Almeida
a complementar, Gil completou cruzamento de Fábio Santos e fechou o placar.lo Flamengo por 2 a 0.