Categorias: Polícia

Exército realiza operação para apreender explosivos em Alagoas

detalhes da ação que fiscalizará 39 pessoas físicas e jurídicas foram divulgadas na manhã dessa segunda-feira (28).

Alagoas24horas

Exército e órgãos deflagram operação em AL contra uso irregular de explosivos

Uma operação desencadeada pelo Exército, em parceria com órgãos de segurança pública, está sendo deflagrada em 22 municípios de Alagoas. Os detalhes da ação que fiscalizará 39 pessoas físicas e jurídicas para apreender explosivos ocorreram na manhã dessa segunda-feira (28), no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, localizado no Farol.

De acordo com o major Leonardo, do Exército, a operação intitulada de Dínamo II pretende garantir a segurança dos brasileiros e turistas que transitam no Brasil durante a Copa do Mundo.

“Na realidade nós já atuamos dessa maneira antes da Copa, mas a atividade está sendo ampliada. Ela foi iniciada no último sábado (26), onde já estão sendo executados pontos estratégicos tendo no total, cerca de 150 pessoas, com 50 equipes e 50 viaturas”, destaca.
A atividade com explosivos preocupa o Governo Federal. A ação que conta com apoio das policias Civil, Militar e Federal ocorre simultaneamente em outros estados da federação.

Nos próximos meses, a presença constante de aglomerações populares será constantemente vigiada pelo Governo Federal na garantia de uma Copa do Mundo tranquila e sem protestos. "Precisamos do Poder Judiciário do nosso lado, para evitar que qualquer artefato explosivo esteja em mãos erradas e cause algum transtorno durante a realização da Copa do Mundo”, avalia o major Rhonady, da Polícia Militar, que garante apoio às operações.

A parceria ainda envolve órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Ministério Público do Trabalho (MPT) e agentes da Justiça. “Nosso trabalho é apreender e, se for o caso de prisão, entregar para a Justiça”, complementa Rhonady.

Para Felipe Tenório, chefe da divisão técnica do Ibama, a fiscalização de produtos perigosos ocorre a três anos, mas dessa vez o serviço está sendo ampliado. “Fazemos ela rotineiramente ,mas não em conjunto como agora. O nosso foco são as rodovias federais e trabalhamos com as licenças e cadastros técnicos dessa atividade”, explica.

Redução de assaltos a banco no interior

Outra parceira importante do Exército é a Polícia Civil, que está mobilizando 15 equipes. Entre os objetivos está ainda a diminuição do número de assaltos a bancos ocorridos no interior de Alagoas.
“Quando você tem um número grande de assaltos a bancos no interior e que envolvem explosivos, então se faz necessário a nossa presença. A fiscalização deve evitar que esses produtos sejam desviados e utilizados para essa finalidade”, analisa Robervaldo Davino, delegado da Polícia Civil.

Para o delegado, o número de arrombamentos a caixas eletrônicos deve diminuir com a operação. “Uma explosão a caixa eletrônico possui uma série de responsabilidade. Se todos os órgãos fizerem a sua parte, com certeza vamos minimizar ou extinguir de uma vez essa modalidade de crime no nosso estado”, conclui.