Categorias: Educação

Greve obriga Conselho Superior a suspender eleições no IFAL

Greve obriga Conselho Superior a suspender eleições no IFAL

Ascom/SINTIETFAL

Greve obriga Conselho Superior a suspender eleições no IFAL

Os membros recém nomeados do Conselho Superior definiram pela suspensão do calendário das eleições para Reitor e Diretores de Câmpus. Essa decisão foi tomada em reunião específica convocada para debater o documento do SINASEFE/SINTIETFAL, requisitando a “prorrogação dos prazos e o consequente adiamento dos processos simultâneos de consulta eleitoral” em virtude da Greve.

Na reunião, realizada na manhã desta segunda-feira (28), os conselheiros se debruçaram sobre o parecer do representante do colégio de Dirigentes, Dácio Camerino, que propôs acatar o pedido encaminhado pelo Sindicato, entretanto, suspender o calendário apenas após o dia 8 de maio, período em que se finda o prazo de recursos e julgamento da homologação dos candidatos.

O conselheiro Alexandre Fleming, seguindo a deliberação da Assembleia do SINTIETFAL, propôs paralisar o período eleitoral na data que se iniciou a greve, dia 21 de abril. “Acho importante o conselho ter votado pela suspensão. Porém, achamos que há prejuízos manter o processo até o dia 8 de maio, inclusive as inscrições de chapas, já realizadas no período da greve”, afirmou o presidente do SINTIETFAL.

O Reitor em exercício Wellington Spencer Peixoto rejeitou a proposta de Fleming em votar primeiro pela suspensão e depois a data de início dela, alegando que o conselho deveria se posicionar contra ou a favor do voto do relator e que outra proposta, a não ser o pedido de vistas, seria contrária ao regimento. Dessa forma, apesar do SINTIETFAL se posicionar contrário ao encaminhamento do Reitor, o voto do relator e a suspensão das eleições foram aceitos por unanimidade.

O SINTIETFAL reivindicou ainda a apreciação de uma moção de apoio à Greve e a suspensão dos calendários acadêmicos dos Câmpus em Greve. “Eu enviei um e-mail para a Secretaria do CONSUP requerendo a entrada de mais dois pontos de pauta: a moção de apoio à Greve e a suspensão do calendário acadêmico. Era para acontecer todo o debate sobre a greve na reunião de hoje. É uma pena o Reitor só votar sobre as eleições e protelar temas que estão na pauta do dia”, complementou Alexandre Fleming.

Wellington Spencer definiu uma nova reunião do Conselho para a próxima segunda-feira, 5 de maio, a fim de continuar o debate sobre a Greve e votar sobre os pontos solicitados.

Transparência

Como um passo importante para a participação e o acompanhamento da comunidade do que se passa no Conselho Superior, além de divulgar as atas e resoluções, o CONSUP passará a divulgar também a convocação de suas reuniões na página do IFAL. Esse foi um pleito defendido pelo SINTIETFAL e aprovado hoje. Assim, aumenta a possibilidade dos interessados nos temas em pauta comparecerem às sessões.