Serão distribuídos panfletos aos trabalhadores no comércio alertando para irregularidades cometidas pela atual diretoria do sindicato da categoria.
Como parte da programação do Dia do Trabalhador, a Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL) realiza nesta quarta-feira (30), a partir das 9h, um ato público em defesa dos comerciários. A concentração será em frente ao antigo Produban. Serão distribuídos panfletos aos trabalhadores no comércio alertando para irregularidades cometidas pela atual diretoria do sindicato da categoria.
Recentemente, a CUT-AL fez denúncia ao Ministério Público do Trabalho da 19ª Região sobre várias irregularidades cometidas pela atual gestão do Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado de Alagoas. Em virtude da denúncia, o MPT ingressou com Ação Civil Pública solicitando providências para que as irregularidades fossem sanadas, dentre elas a anulação de artigos do Estatuto que ferem a democracia, que o Sindicato seja administrado durante três meses por uma junta governativa e a realização de nova eleição.
Outra medida denunciada pela CUT-AL é o fato de que, na Convenção Coletiva aprovada pelo Sindicato, ficou estabelecido um ticket refeição no valor de R$ 25,00 por mês, o que representa a irrisória quantia de R$ 0,83 por dia. Enquanto isso, as empresas comerciais estão repassando para o sindicato o equivalente a 4% do salário de cada trabalhador.