Categorias: Educação

Após 20 dias, servidores encerram greve na rede municipal de ensino

Os servidores aceitaram a proposta apresentada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Educação.

Sinteal/Arquivo

Após 20 dias, servidores encerram greve na rede municipal de ensino

Em assembleia realizada no final da manhã desta quarta-feira, dia 30, os servidores da rede municipal de ensino ligados ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal) decidiram pôr fim à greve da categoria que durava 20 dias. Os servidores aceitaram a proposta apresentada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Educação.

Na pauta de reivindicação constava o pagamento de 1.32% do piso nacional, aumento da jornada de trabalho para 30 horas, 1/3 de hora-atividade e realização de concurso público. Algumas conquistas serão implantadas em caráter imediato e as demais dependerão de suplementação orçamentária e levantamento da situação dos profissionais, conforme acordo firmado junto ao sindicato.

Segundo o Siteal, uma das principais vitórias da categoria foi a manutenção da matriz curricular. Com isso, a carga horária será mantida. “Em um estado com altos índices de analfabetismo, permitir a redução da matriz curricular é inadmissível”, defende a presidente Maria Consuelo.

Os servidores votaram pelo retorno às aulas na próxima segunda-feira, dia 5, mas condicionaram a manutenção das atividades à implantação da hora-atividade até 17 de junho. A Secretaria Municipal de Educação ainda não informou como se dará a reposição das aulas do período em greve.