Categorias: Brasil

Renan confirma para terça reunião com líderes para decidir sobre CPI Mista

CPI exclusiva para investigar irregularidades na Petrobrás também será instalada na terça

Renan confirma para terça reunião com líderes para decidir sobre CPI Mista

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou nesta quarta-feira (30) uma reunião na próxima terça, (6) com os líderes dos partidos para decidir sobre o funcionamento de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre a Petrobras. Renan Calheiros marcou também para a terça, a instalação da CPI da Petrobras no Senado.

“Não compete ao presidente estabelecer o número de investigação. O que eu decidi foi que na terça-feira da próxima semana nós vamos reunir os líderes no Senado. Não compete ao presidente do Congresso decidir se é uma CPI Mista ou não. Os líderes é que vão fazê-lo. Estabelecidos os pressupostos e guardado o princípio constitucional da minoria nós precisamos fazer a investigação”, afirmou Renan.

Na semana passada, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, deu um parecer liminar determinando ao Senado Federal que instale a CPI pedida pelos partidos de oposição, restrita à Petrobras, e não outra CPI com foco maior de investigação, como pediam os partidos da base aliada ao governo.

A comissão que vai ser instalada no Senado na próxima terça vai investigar quatro pontos: a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos; o suposto pagamento de propina a funcionários da Petrobras por uma companhia holandesa; denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar sem os devidos equipamentos de segurança para os funcionários; e o superfaturamento na construção de refinarias.

Parlamentares também apresentaram dois requerimentos para a criação de uma CPI composta por senadores e deputados. Líderes dos partidos de oposição pediram na terça-feira (29) a Renan Calheiros que siga a determinação do STF e instale a CPI com foco mais restrito.

“Os líderes precisam se entender para que nós tenhamos uma concertação sobre onde vai haver investigação. É que não cabe ao presidente decidir se é CPI ou CPMI. Os líderes é que precisam decidir isso. O meu compromisso foi o de acatar a liminar, cumpri-la e pedir aos líderes uma indicação para que haja uma consequente instalação”, esclareceu Renan.