Categorias: Maceió

Moradores participam de reunião sobre melhorias na Praça do Skate

Durante a reunião, apresentada uma perspectiva em 3D das melhorias elaboradas para a Praça do Skate.

Secom Maceió

Secom Maceió

Mais de 50 pessoas estiveram reunidas, nessa quarta-feira (30), no auditório do Hotel Tambaqui, na Ponta Verde, para discutir, junto aos técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla), a revitalização da Praça do Skate. Com público diverso, síndicos, moradores, skatistas, patinadores e ciclistas puderam apresentar sugestões sobre melhorias na Praça.

“Trata-se de uma aproximação com todos que frequentam os espaços públicos da capital, pois toda intervenção urbana deve contar com a contribuição da comunidade. Essa é uma orientação direta do prefeito Rui Palmeira. Dessa forma, apresentamos um projeto inicial, em seguida, os moradores puderam apontar as especificidades que podem contribuir com o projeto, legitimando a mobilização social com o diálogo”, disse o titular da Sempla, Messias Costa.

Durante a reunião, apresentada uma perspectiva em 3D das melhorias elaboradas para a Praça do Skate. Como recebe esportistas, em maior número, foi mantida na apresentação melhorias nos espaços nos passeios, nas áreas reservadas para skatistas e ciclistas, reforma dos equipamentos de lazer, além de novas jardinagem e iluminação. Após o recebimento das propostas, a Sempla avaliará com quais sugestões podem integrar a revitalização da Praça.

“Quem vê o que acontece na praça, diariamente, é população. Este é o primeiro passo para que mudanças possam ser feitas. Na área destinada aos skatistas, o banx (espécie de pista) lá na Praça já existe há quase 20 anos. Quem não anda de skate acha que é só mais uma pista, mas não é. É um local que precisa de atenção. Agora, esperamos que o mesmo modelo de ouvir os moradores seja levado para outros bairros”, disse Jorge Lins, skatista há 15 anos.

Segundo o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Raphael Wong, a Praça do Skate também está inserida no Programa Boa Praça. “Por ter uma área extensa, nós fizemos uma parceira com a Sempla para elaborar um projeto que possa corresponder aos moradores. Com a reunião, vamos alinhar o projeto apresentado com as sugestões dos moradores”, explicou.

Para a odontóloga Taciana Prazeres, morada há mais de 20 anos na região da Praça do Skate, esta é a primeira vez que a comunidade é convidada a contribuir com sugestões. “A proposta é ouvir e discutir com os moradores a situação atual da Praça e quais as ações podem ser feitas para revitalizá-la. Vamos acompanhar o passo e a passo e que esta iniciativa possa ser compartilhada para os bairros da capital”, disse.

Segundo o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Tácio Melo, o projeto também possui medidas para disciplinar a circulação de veículos no entorno da Praça. “Foram pensadas ações que aperfeiçoem o ordenamento do trânsito na região e o transporte público, além da possibilidade de inversão do trânsito em ruas adjacentes à Praça”, explicou.