Medida havia sido anunciada pelo governador Luiz Fernando Pezão. No entanto, prefeito afirmou ter ficado sabendo do caso pela imprensa.
O prefeito Eduardo Paes negou, neste sábado, que a Guarda Municipal irá trabalhar no policiamento ostensivo no Centro da cidade junto à Polícia Militar durante a Copa do Mundo. O trabalho em parceria havia sido anunciado pelo governador Luiz Fernando Pezão. O prefeito disse, durante entrega das obras do programa Bairro Maravilha, na Comunidade Mucuripe, em Senador Camará, Zona Oeste, que ficou sabendo sobre a medida neste sábado pela imprensa.
— Estou sempre disposto a colaborar com o governo do estado na Segurança Pública. Mas, trabalho de polícia é de polícia e de guarda é de guarda. A Guarda Municipal tem as suas limitações e não substitui a polícia de forma alguma. Preciso ainda entender essa proposta do governador — disse Paes.
Um pacote de medidas para aumentar o policiamento nas ruas, em resposta ao aumento dos índices de violência do estado, como homicídios e roubos, foi anunciado nesta sexta-feira pelo governador e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Na ocasião, o secretário, revelou que, a partir da próxima segunda-feira, dois mil PMs de folga irão reforçar o patrulhamento. A medida, que passaria a valer durante o período da Copa, foi antecipada. Já Pezão revelou que, também a partir da próxima semana, começaria a parceria com a prefeitura.