Vias do Centro foram interditadas e Ciclofaixas de Lazer foram suspensas.
A Parada Gay 2014 começou por volta das 12h deste domingo (4) na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo. Muitos participantes fantasiados e curiosos com câmeras fotográficas se concentraram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Segundo a Polícia Militar, não foram registradas ocorrências neste início de parada.
Antecipada para este domingo, por conta da Copa do Mundo em junho a 18º Parada do Orgulho LGBT pede a "criminalização da homofobia". O tema escolhido para a 18ª edição do evento é “País Vencedor é País Sem Homolesbotransfobia: Chega de Mortes! Criminalização Já!”. O objetivo é ressaltar a importância da questão e reforçar o pedido por punições mais rígidas a quem praticar crimes de homofobia. Além da parada, as atividades do mês do orgulho LGBT também seguem o mesmo tema.
O participante Ricardo Bianck, de 28 anos, conta que essa é a oitava vez que ele vem à Parada. "Gosto das pessoas, do momento e um pouco do que a parada reivindica", diz.
Segundo ele, a bandeira política da Parada, que luta pelos direitos da população LGBT, se perdeu. "As pessoas vêem pra curtir", afirma.
O assistente comercial João Carlos Bandeira, de 22 anos, concorda. "Fugiu do verdadeiro sentido. É mais um encontro anual", afirma. É a segunda vez que João Carlos vem à parada.
Em 2013, a 17ª edição da Parada Gay reuniu aproximadamente 3 milhões de pessoas e teve como atração principal a cantora Daniela Mercury. Este ano, a principal apresentação será da cantora Wanessa Camargo. O evento contará ainda com show de Pedro Lima e do Bigode Grosso, que participou da última edição do The Voice Brasil.
Alguns trechos da Avenida Paulista e de vias da região central de São Paulo foram interditados. O evento termina com um show na Praça da República, que está previsto para ocorrer das 18h30 às 21h30.
A Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista e um trecho da Ciclofaixa do Centro foram suspensas. Ela não foi ativada na extensão da Avenida Bernardino de Campos, Avenida Paulista, Rua da Consolação, acesso ao Elevado Costa e Silva, Avenida Ipiranga, Praça da República, Avenida Vieira de Carvalho, Largo do Arouche, Viaduto do Chá, Rua Barão de Itapetininga, Rua Marconi, Praça Dom José Gaspar, Avenida São Luis e Rua Xavier de Toledo.
– A partir da 6h: Avenida Ipiranga, entre as avenidas São João e São Luiz, para montagem do palco do show de encerramento.
– A partir das 10h: Avenida Paulista, no sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Augusta; e no sentido Paraíso, entre a Rua Padre João Manuel e a Avenida Brigadeiro Luis Antônio, permanecendo liberada a travessia de veículos pela Avenida Brigadeiro Luis
Antônio e Rua Carlos Sampaio.
– A partir das 11h30: a interdição será estendida, ficando a Avenida Paulista bloqueada, no sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Consolação; e no sentido Paraíso, entre a Rua da Consolação e a Avenida Brigadeiro Luis Antônio, permanecendo liberada a
transposição de veículos pela Avenida Brigadeiro Luis Antônio e Rua Carlos Sampaio.
– A partir das 12h: interdições na Rua da Consolação, em ambos os sentidos, entre a Alameda Santos e a Avenida Ipiranga; da Rua Rego Freitas, entre as ruas da Consolação e Major Sertório; e na Avenida Ipiranga, entre a Rua da Consolação e a Avenida São Luiz.
A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que 37 linhas que trafegam na região tiveram seu planejamento alterado para atender os participantes, das 6h às 21h30.