Categorias: Cultura

Após 18 anos Geraldo Cardoso lança música com Zinho

A descoberta ocorreu em janeiro último,

Divulgação

Divulgação

O cantor e compositor alagoano Geraldo Cardoso, um dos forrozeiros mais queridos do nordeste, lança nesse início de maio uma música gravada em 1996, com um dos maiores forrozeiros que o Brasil já teve: o também alagoano Erivan Alves de Almeida, o Mestre Zinho, falecido em 2010. A música é “Forró de Primeira”, e foi gravada no Maceió Estúdio em Fevereiro de 1996.

Com quase 25 anos de carreira, 12 CDs e 02 DVD lançados (o mais novo está por vir) Geraldo estava vasculhando seus arquivos, quando encontrou algumas fitas ADAT, utilizadas para gravações de áudio, e dentre as mais de duas centenas de músicas compostas, em parceria ou não, e gravadas, o “Matuto de Luxo”, como também é conhecido, achou as fitas de um antigo projeto, em que ele gravou uma música de Zinho. “Este projeto tinha doze músicas que nunca foram lançadas. Completados 18 anos, revendo arquivos, encontrei as fitas um pouco danificadas, mas com ajuda da tecnologia, conseguimos salvar as vozes e gravamos um novo instrumental. Depois de tanto tempo, vamos lançar para o deleite do público forrozeiro de todo o Brasil”, explica Geraldo Cardoso.

A descoberta ocorreu em janeiro último, e quando viu que as fitas estavam danificadas e estavam quase desistindo da recuperação, Geraldo, acompanhado do Maestro Almir Medeiros, além de Oséas Alencar e Mano, do estúdio, em Maceió, Cardoso lembrou de procurar dentre as fitas alguma que tivesse uma voz-guia (primeira gravação da voz principal que guia a gravação dos instrumentos, em estúdio) e acharam a gravação que salvou o projeto. “Estou muito feliz por prestar essa homenagem a Zinho, mesmo que quatro anos após sua morte, e espero que o público goste da música”, conclui.

Geraldo decidiu lançar a música junto com um vídeo que explica o caso, em seu perfil no Facebook, onde é possível baixá-la gratuitamente, através do Palco MP3, mas “Forró de Primeira” fará parte de seu próximo CD “Roda de Forró”, gravado ao vivo, no teatro Deodoro, como uma faixa bônus, e que será lançado antes das festas juninas.

Mestre Zinho
Cantor e compositor. Sua formação musical sofreu a influência do avô, conhecido como Mestre Bruno, que era tocador de sanfona de oito baixos e que muito o incentivou. Recebeu o título de "Cidadão aracajuano".

Iniciou a carreira artística em 1980, integrando, como vocalista, o trio Os 3 do Nordeste, com o qual permaneceu durante oito anos, gravando nesse período, sete LPs pelas gravadoras Copacabana e Top Tape. Em 1988, deixou os 3 do Nordeste e passou a seguir carreira solo. Nesse ano, foi contratado pela Polygram e lançou o LP "Murro em ponta de faca", que contou com as participações especiais de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Amelinha. Também no mesmo ano, fez participação especial no LP "Fruto", lançado por Elba Ramalho, interpretando a faixa "Agora é sua vez". Em 1990, deixou o Rio de Janeiro e retornou a Alagoas, indo constantemente ao Recife, onde passou a desenvolver a carreira artística. No mesmo ano, lançou o LP "De documento na mão". No ano seguinte, gravou o LP "Aí o bicho pega".

Em 2002, lançou, com sucesso, o CD "Forró do apagão".

Em 2004, lançou CD "Gelo na farinha", com um show realizado no Clube Sírio e Libanês, em Botafogo, RJ. Nesse ano, participou do evento "Forró de cabo a rabo" promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, com apresentações nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 2005, apresentou-se no "Forró Caju", na cidade de Aracaju, AL, festa na qual já havia se apresentado nas quatro edições anteriores. Nessa ocasião, interpretou sucessos de Luiz Gonzaga e Trio Nordestino, além de composições próprias como "Forró do Cabrunco", e "Melô do desempregado". No mesmo ano, participou de programa especial sobre forró na TV Câmara.

Zinho faleceu em 31 de janeiro de 2010, aos 67 anos, após ser internado no Hospital Mario Kröess, na Penha Circular, no Rio de Janeiro, para tratar de nódulos no pescoço. Ele já lutava contra um câncer da próstata.

Sua carreira ganhou força no trio "Os 3 do Nordeste", onde era o vocalista e com o qual permaneceu durante oito anos. Em 1988, deixou o trio e passou a seguir carreira solo.

Link da música: http://palcomp3.com/GeraldoCardoso2013/forro-de-primeira/

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=grI9DEJmGYo

Recentes