Categorias: Justiça

Justiça eleitoral: a partir de hoje apenas 2ª via de título será emitida

TRE: portões serão fechados no final da tarde

Izabelle Targino/Alagoas24Horas

Cadastro de eleitores: portões serão fechados no final da tarde

Quem deixou para realizar o cadastro e recadastro do título de eleitor hoje, último dia estabelecido pela Justiça Eleitoral, enfrentou uma fila quilométrica com início no Cartório Eleitoral da 3ª Zona Eleitoral da Capital, localizada na Avenida Fernandes Lima e final, na entrada do bairro da Gruta. Muitos retardatários ocuparam a porta do cartório por volta de meia-noite de hoje para garantir os primeiros lugares na fila e outros que só chegaram ao local no decorrer da manhã terão que ter paciência e contar com a sorte.

Isso porque a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que os portões serão fechados às 18h30 e o atendimento aos eleitores concluído às 23h59 minutos. “Após este horário, o sistema cai”, informou a assessoria.

O Alagoas24Horas percorreu a fila e conversou com alguns eleitores. O argumento usado pela maioria para deixar o cadastro para última hora foi a falta de tempo. É o caso de Luan Cristian, 17 anos. O estudante, que completa 18 anos em 2014, afirma que trabalha muito e que não teve tempo de procurar a Justiça Eleitoral. O jovem chegou à fila às 6h e agora que conseguiu entrar no pátio do cartório, onde há aproximadamente 300 pessoas à sua frente.

No final da fila estava Núbia Daniele, que teve problemas na 54ª Zona Eleitoral, procurou o TRE para regularizar a situação, chegou a pagar multa e hoje descobriu que seu título havia sido cancelado.

Durante todo o dia chegaram eleitores ao cartório que, sequer, sabiam quais documentos deveriam levar para o atendimento. Funcionários da Justiça Eleitoral lembram que o cartório funcionou em horário especial no final de semana e quase não apareceram eleitores para resolver suas pendências. Até um posto de atendimento foi provisório foi instalado no Benedito Bentes, mas acabou fechado por falta de movimento.

Segurança

Uma equipe da Polícia Militar foi deslocada para o local para dar apoio às equipes do TRE. Por volta das 16h outra equipe, desta vez, do canil do Bope foi acionada e ficará no cartório até o fechamento dos portões para evitar tumulto e transtornos.

A equipe do Bope foi recebida com vaias pelos retardatários que esperavam na fila.

A partir de hoje apenas as segundas-vias do documento poderão ser emitidas.

Vídeo

Por volta das 18 horas internauta publicou na página do Maceió Ordinário, no Facebook, um vídeo feito por um internauta, mostrando o momento em que os eleitores bloquearam a Avenida Fernandes Lima revoltados com a "demora" no atendimento. As equipes do Bope estão tentando resolver a situação no local.