78% dos municípios alagoanos enviaram propostas para serem debatidas no encontro
Nesta sexta-feira (9), cerca de 300 pessoas estarão reunidas no Centro de Convenções de Maceió para debater propostas sobre proteção e defesa civil. É a 2ª Conferência Estadual de Alagoas, que tem como tema ‘Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional’. Como resultado, espera-se que representantes de 80 municípios alagoanos escolham até 40 propostas e elejam 42 delegados do Estado, que irão para a etapa nacional da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), marcada para novembro, em Brasília.
A programação começa às 8h, com o credenciamento dos participantes. Em seguida, haverá a abertura oficial com a presença do diretor de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Gomes. O diretor ressalta a importância do debate para fortalecer as políticas públicas na área. “As discussões levantadas durante a conferência estadual de Alagoas serão essenciais para construir e aprimorar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, afirma.
A abertura contará ainda com a presença do coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Edvaldo de Oliveira Nunes Filho, e do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Gláucio Alcântara. Com a participação de 80 dos 102 municípios, a 2ª Conferência Estadual mostra o engajamento da sociedade. De acordo com o relatório final da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, realizada em 2010, apenas 12 municípios de Alagoas participaram da primeira edição da conferência sobre o tema.
Ainda na manhã de sexta-feira serão aprovados o regimento interno e o regulamento da etapa estadual. Também serão proferidas as palestras ‘Defesa Civil em tempos de mudanças climáticas’ e ‘Cidades Resilientes’. À tarde, os participantes debatem, em grupos, as propostas dentro de cada eixo temático da 2ª CNPDC: Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.
O encerramento está previsto para as 16h30, com a votação e priorização dos princípios e diretrizes discutidos nos grupos e a eleição dos delegados. O encontro ocorrerá no Centro de Convenções de Maceió, localizado na Rua Celso Piatti, Jaraguá.
Sobre a 2ª CNPDC
Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).
Para isso, estão em andamento diversas etapas por todo o País, divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtual e a etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da conferência nacional, prevista para novembro, em Brasília. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.