Categorias: Maceió

Semas discute inclusão de população de rua no CadÚnico em encontro nacional

Semas discute inclusão de população de rua no CadÚnico em encontro nacional

Reprodução

Semas discute inclusão de população de rua no CadÚnico em encontro nacional

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vem, desde o ano passado, intensificando as ações de atenção e atendimento, visando a garantia de direitos e a acessibilidade da população que se encontra em situação de rua em Maceió aos vários serviços socioassistenciais oferecidos pela pasta, entre eles Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico). E para fortalecer estas ações, profissionais da Semas participam do II Encontro Técnico para o Fortalecimento da Inclusão da População em Situação de Rua no Cadastro Único e Veiculação a Serviços Socioassistenciais.

O evento, que acontece nesta quinta e sexta (8 e 9) em Brasília, é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Duas representantes da Assistência Social de Maceió irão discutir as novas estratégias e as diversas formas de abordagens específicas, voltadas às políticas de inclusão social para a população que se encontra nas ruas.

“Atualmente já trabalhamos em parceria com o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) para garantir assistência total no que diz respeito à inserção de famílias que se encontram em alto grau de vulnerabilidade no CadÚnico. Contamos, na nossa sede, com uma sala exclusiva para este público, que tem também atendimento prioritário”, destacou Stephanie Cavalcanti, coordenadora da base de dados do CadÚnico e uma das representantes de Maceió no Encontro.

Junto com Stephanie, a assistente social da coordenação dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Deusdeth Kelly Santos, também participará das discussões. Ligadas à coordenação geral dos Creas, as equipes da Abordagem Social trabalham diariamente no monitoramento e abordagem, através das buscas ativas, às pessoas que se encontram em situação de rua nas diversas áreas da cidade.

“Trabalhamos diuturnamente visando a diminuição das desigualdades e, por isso, estaremos discutindo a inclusão de população em situação de rua no CadÚnico. Através de um trabalho integrado entre os órgãos municipais, estamos conseguindo fortalecer a rede de atendimento a este público, que faz de espaços públicos, local de moradia. No encontro, técnicos de todo o país construir estratégias conjuntas que viabilizem a disseminação de orientações sobre os serviços socioassistenciais voltados para essas pessoas”, completou Juliana Vergetti, secretária Municipal de Assistência Social.

Além dos trabalhos de inclusão no CadÚnico, a Semas vem discutindo, como articuladora, as ações do Grupo de Trabalho Intersetorial Direcionado à População em Situação de Rua (GTPop) – que engloba ações de vários órgãos municipais que trabalham no atendimento e acompanhamento deste público -, visando a diminuição da desigualdade.