Categorias: Maceió

Comdec participa da Conferência Estadual de Defesa Civil

Nesta sexta-feira (09), Maceió sediou a 2ª Conferência Estadual de Defesa Civil, e a equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) esteve presente participando dos debates.

Secom Maceió

Secom Maceió

Nesta sexta-feira (09), Maceió sediou a 2ª Conferência Estadual de Defesa Civil, e a equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) esteve presente participando dos debates. Sob o tema central “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”, a Conferência aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e reuniu integrantes da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros de Alagoas e representantes de 68 municípios alagoanos.

O coordenador do Centro de Gerenciamento de Emergência da Comdec, Paulo Noronha, representou o órgão no evento. Noronha explicou que “já foram realizadas as conferências municipais, estamos na etapa estadual para escolher os 42 delegados que representarão Alagoas na Conferência Nacional em Brasília”.

O coordenador esclareceu ainda que a meta é concentrar esforços na flexibilização da Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012 que rege a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC) e levar essa proposta para Brasília.

No evento desta sexta, as palestras e discussões permearam os eixos temáticos, que são: Gestão Integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil e Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.

A programação iniciou com a solenidade de abertura, que por sua vez, contou com a participação de Alexandre Gomes, diretor de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e também com a presença do coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Edvaldo de Oliveira Nunes Filho, e do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Gláucio Alcântara.

Em seguida, foi feita a apresentação do regulamento da Conferência, e das palestras “Defesa Civil em tempos de mudanças climáticas” (com Anivaldo Miranda Pinto, Superintendente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Estado) e “Cidades Resilientes”, apresentada por Keila Maria Ferreira (gerente geral de Atenção Social da Defesa Civil de Recife). Com a tarde reservada para a divisão em Grupos de Trabalho, debates, elaboração e validação de propostas, o encerramento se dá com a eleição dos delegados.