Categorias: Futebol

Flamengo confirma volta do técnico Ney Franco ao clube após seis anos

O técnico Ney Franco já havia comandado o Flamengo entre 2006 e 2007.

Gazeta Press

Ney Franco

Um dia depois de a diretoria do Flamengo definir a saída de Jayme de Almeida, Ney Franco foi confirmado como o novo técnico da equipe. O clube rubro-negro anunciou nesta terça-feira à tarde a contratação do treinador, que volta à Gávea seis anos depois de sua primeira passagem.

Ele assinou contrato até o fim de 2015, será apresentado após o treino desta quarta à tarde no Ninho do Urubu e já comanda o time no próximo domingo, contra o São Paulo, no Maracanã. O treinador leva junto ao clube o preparador físico Alexandre Lopes e o auxiliar Éder Paixão.

O acerto com Ney Franco, que pediu demissão do Vitória nesta segunda, já havia sido antecipado no mesmo dia pelo comentarista e blogueiro dos canais ESPN, Paulo Vinícius Coelho. A informação da mudança de treinador surgiu antes mesmo de Jayme ter sido comunicado pelos dirigentes do Flamengo sobre a sua saída, o que gerou indignação.

Em entrevista ao ESPN.com.br na segunda, Jayme de Almeida se mostrou abatido com a situação, fez críticas à diretoria rubro-negra pela forma como foi tratado e falou em "falta de respeito" por não ter sido avisado da decisão pela manhã. Ele foi informado de sua demissão apenas no final da tarde e por telefone.Aos 47 anos, Ney Franco retorna à Gávea depois de ter dirigido o clube entre 2006 e 2007, quando conquistou dois títulos: a Copa do Brasil de 2006 e o Carioca de 2007. Naquela ocasião, ele foi contratado após ter feito um bom trabalho no Ipatinga, de Minas Gerais. Kleber Leite, que naquele ano era vice de futebol do Flamengo, atualmente é um aliado político do presidente Eduardo Bandeira de Melo.

Depois de sair do Rubro-Negro durante o Brasileirão de 2007 por causa da má campanha, Ney Franco dirigiu, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, seleção brasileira sub-20, São Paulo e Vitória. O último título conquistado pelo treinador foi a Copa Sul-Americana de 2012, pelo Tricolor paulista.

No Vitória, Ney comandou o time em 64 jogos, conseguiu 28 vitórias, 20 empates e 16 derrotas. O treinador deixou o clube baiano na 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, com cinco pontos ganhos, um triunfo, dois empates e uma derrota.