O binário faz parte do Plano de Mobilidade Urbana implantado em Arapiraca.
No início da manhã desta quarta-feira (14), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), por meio do Departamento de Trânsito (DT), vai instalar a base de sustentação do semáforo no cruzamento da linha férrea, que fica na Avenida Rio Branco, divisa com os bairros Centro e Cacimbas.
Os técnicos do Departamento de Trânsito também dependem do bom tempo climático para instalar a base semafórica. De toda forma, as equipes estão preparadas para adiantar os serviços do semáforo que irá disciplinar o trânsito naquele trecho da via.
No ano passado, o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, realizou a simulação do binário entre a Avenida Rio Branco e a Rua Fernandes Lima, mudando o sentido do trânsito nas duas vias. O resultado foi um tráfego com fluidez mais acentuada e seguro.
O binário faz parte do Plano de Mobilidade Urbana implantado em Arapiraca por determinação da prefeita Célia Rocha (PTB), para adequar o trânsito às necessidades especiais e melhorar o tráfego da cidade.
Segundo Ricardo Teófilo, o binário demonstrou a necessidade da instalação de um semáforo no cruzamento da linha férrea por apresentar congestionamento tumultuado no trânsito, devido o sentido das vias laterais em que os motoristas entravam de todo jeito.
“O semáforo vai disciplinar e alinhar o sentido do trânsito naquele trecho onde os condutores têm dificuldades de passar e causam congestionamento. Com o semáforo eles terão tempo de espera e o tráfego terá fluidez permanente”, apontou Ricardo Teófilo.
Para a instalação da base semafórica a SMTT interditará uma das pistas da Avenida Rio Branco, que será monitorada por agentes de trânsito.
O semáforo no trecho da linha férrea é uma reivindicação há anos da população e estudos técnicos do órgão municipal de trânsito comprovaram a real necessidade de melhorar o tráfego naquele cruzamento.
As mudanças no trânsito do Centro de Arapiraca fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana, que além da instalação de rampas de acesso para deficientes físicos, é responsável por mudanças de sentidos de ruas e binários em outros pontos de trânsito intenso na cidade.