A estrela do atacante brilhou aos 34 e 39 minutos da etapa final
Na base do sufoco com gols aos 34 e 39 minutos do segundo tempo, o atacante Anderson Lopes deu a classificação ao Avaí que venceu o ASA de Arapiraca por 2 a 1, na noite desta terça-feira, em jogo realizado na Ressacada e válido pela volta da 2ª fase da Copa do Brasil. O tento dos visitantes foi marcado por Wanderson. Como havia vencido o jogo de ida por 3 a 2, o Fanstama poderia até mesmo empatar para se classificar.
Com a vaga garantida, o Leão agora se prepara para encarar ou Sampaio Corrêa ou Palmeiras na próxima fase. No jogo de ida o time do Maranhão venceu por 2 a 1.
O jogo
Tendo perdido o jogo de ida por 3 a 2, o Avaí foi quem tomou a iniciativa do confronto e partiu pra cima do ASA. Rodando a bola e procurando a abertura de espaços, o primeiro chute dos catarinenses aconteceu logo no primeiro minuto com Cléber Santana que tentou de fora da área, mas mandou pra fora.
O Fantasma, por sua vez, se fechava como podia tentando suportar a pressão inicial do adversário. A estratégia deu certo e aos poucos passou a oferecer algum perigo ao gol defendido por Vagner. A primeira chegada mais aguda, porém, foi dos catarinenses aos 15 com Bruno Maia que recebeu livre na área, mas finalizou mal.
Minutos depois, outra oportunidade desperdiçada pelo Leão da Ressacada, Anderson Lopes cruzou, mas os atacantes se atrapalharam e perderam boa chance. Se classificando com o resultado, o time de Arapiraca parecia satisfeito e quando chegava como em contra-ataque com Dindira, mal assustava. Já na reta final da primeira etapa, o Avaí voltou a ensaiar uma pressão, mas não chegou ao primeiro tento.
Se já havia se fechado no primeiro tempo por estar se garantindo na próxima fase, no segundo tempo o ASA voltou ainda mais retrancado e aproveitando as constantes idas dos catarinenses ao ataque, para contra-atacar. Em uma dessas vezes, Rafael Gava lançou o atacante Wanderson que cara a cara com o goleiro Vagner, driblou o arqueiro e mandou pras redes.
Com pressa, o gol de empate quase saiu no lance seguinte, onde Marquinhos cobrou falta da entrada da área e errou o alvo por muito pouco. Depois de muito pressionar, o empate finalmente saiu, mas não valeu. Bocão bateu cruzado e Paulo Sérgio que entrará no segundo tempo no lugar de Roberto completou pras redes, no entanto, a arbitragem já assinalava impedimento.
Percebendo o sufoco que seu time sofria, o treinador Beto Almeida tirou o meia Jean para a entrada do defensor Tiago Baiano. A alteração chamou ainda mais o adversário para seu campo defensivo e o Fantasma acabou castigado. Já aos 34 da etapa final, Anderson Lopes recebeu na área o bom passe de Marquinhos, se livrou de dois defensores e estufou as redes para anotar e deixar o confronto em aberto. Minutos depois quase veio a virada, Eltinho carimbou o travessão em bonita finalização.
Mas aos 39 não teve jeito, Cléber Santana mandou uma bomba de longe, Vagner espalmou e no rebote, novamente Anderson Lopes apareceu para mandar pro gol virando o jogo e garantindo a classificação do Leão, no sufoco.