Decisão, da qual cabe recurso, atendeu a pedido da AGU. Multa em caso de descumprimento é de R$ 200 mil por dia.
A ministra Assusete Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu uma liminar (decisão provisória) que veta paralisações da Polícia Federal (PF) durante a Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho. A decisão foi tomada após um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que argumentou que uma eventual paralisação desses servidores prejudicaria turistas, torcedores e a realização do torneio.
A ministra determinou, ainda, multa de R$ 200 mil por dia em caso de descumprimento da determinação. Sindicatos que representam a categoria ainda podem entrar com recurso.
Servidores da PF têm feito várias paralisações nas últimas semanas. A categoria apresenta uma série de reivindicações, como melhores condições de trabalho, reajuste salarial e contratação de novos profissionais.
Itamaraty também para
Na terça-feira (13) e nesta quarta (14), servidores do Itamaraty também têm feito paralisações em consulados e embaixadas do Brasil instaladas em 17 cidades do mundo. Eles reivindicam reajuste salarial e normas para regulamentar uma política salarial.
Também no caso dos funcionários do Itamaraty, a proximidade da Copa intensifica os efeitos da paralisação. Segundo nota da associação que representa a categoria, "ficará sensivelmente prejudicado o processamento de pedidos de visto, especialmente para os estrangeiros que pretendem vir ao Brasil para prestigiar a Copa do Mundo".