Categorias: Educação

Aula inaugural do Pronatec ocorre no próximo dia 19

Aula inaugural do Pronatec ocorre no próximo dia 19

Assessoria

Aula inaugural do Pronatec ocorre no próximo dia 19

Na próxima segunda-feira (19), o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, (SEE) promove a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), programa do Governo Federal cujo objetivo é ampliar oferta de cursos profissionalizantes e tecnológicos para estudantes do Ensino Médio. A solenidade terá início às 14h no Centro de Convenções com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, da secretária de Educação e do Esporte, Josicleide Moura e de 1.300 estudantes, além professores e diretores de escolas.

Em Alagoas, a Secretaria de Educação ofertou 7.110 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos para os estudantes acima de 14 anos regularmente matriculados no Ensino Médio. As vagas foram distribuídas em 33 escolas e dois centros profissionalizantes, contemplando alunos de Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Coruripe, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Barra de São Miguel, Junqueiro, Boca da Mata, Anadia, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Viçosa, Maragogi, Porto de Pedras, Campestre, Japaratinga, Jacuipe, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Jundiá, São Luiz do Quitunde e Porto Calvo.

Este número representa um acréscimo de quase 60% na oferta de vagas pela rede estadual. Em 2013, quando a secretaria, passou a ser ofertante, foram oferecidas 2.924 vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC) em cinco municípios: Maceió, Coruripe, Arapiraca, Teotônio Vilela e Santana do Ipanema.

“Estamos entre os dez primeiros estados do Brasil a ofertar o Pronatec via Secretaria de Educação. Desde 2011, quando fizemos a adesão ao programa, lutamos para expandi-lo, este ano serão 24 municípios, mas a nossa meta é que ele atinja todo o estado de Alagoas, pois queremos transformar a vida de nossos jovens por meio do conhecimento, inserindo-o no mercado de trabalho”, frisou a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura.

A coordenadora do Pronatec na SEE, Tânia Almeida, também destaca a expansão da oferta de vagas e aponta os benefícios de se fazer um curso profissionalizante. “Buscamos a ampliação desta oferta por entender que estes cursos são uma porta de entrada no mercado de trabalho. Por isso, é importante que nossos alunos façam as suas matrículas e aproveitem a oportunidade de fazer um curso de alta qualidade e que lhes proporciona a chance de ter uma profissão após concluir o Ensino Médio”, frisa.

Cursos – A oferta do Pronatec da SEE abrange tanto cursos FIC – que possuem carga horária de 160 a 400 horas – e os técnicos, que totalizam de 800 a 1.200 horas. Dentre os principais cursos FIC oferecidos pela SEE estão Bombeiro Civil, Inglês Básico, Espanhol Básico, Cabeleireiro e Operador de Supermercado. Os cursos técnicos contemplam áreas diversificadas: Enfermagem, Hotelaria, Açúcar e Álcool, Segurança do Trabalho, Hospedagem e Eventos.

Oferta- As matrículas do Pronatec para alunos da rede estadual serão realizadas em 33 escolas e centros profissionalizantes de 24 municípios. Confira abaixo os locais onde serão oferecidos cursos:

Maceió: Centro de Educação Profissional e Tecnológica Aurélio Buarque de Holanda; Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), nas escolas José Correia da Silva Titara, Moreira e Silva e Afrânio Lages; Escola Maria das Graças Teixeira; Escola Miram Marroquim; Escola Fernandes Lima; Escola Theotonio Vilela Brandão e Escola Professora Benedita de Castro.

Arapiraca: Escola Estadual Professor Pedro de França Reis

Santana do Ipanema: Escola Estadual Professor Mileno Ferreira

Palmeira dos Índios: Escola Estadual Graciliano Ramos

Coruripe: Centro de Educação Profissional e Tecnológica Maria Alice Beltrão

Teotônio Vilela: Escola Estadual José Aprígio Vilela

Campo Alegre: Escola Estadual Dom Constantino Luers

Barra de São Miguel: Escola Estadual Misael Gonçalves

Junqueiro: Escola Estadual Padre Aurélio Gois

Boca da Mata: Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy

Anadia: Escola Estadual Rui Barbosa

Barra de Santo Antônio: Escola Estadual Sebastião Felisberto

Paripueira: Escola Estadual Professora Julieta Ramos Pereira

Viçosa: Escola Estadual Monsenhor Machado

Maragogi: Escola Estadual Batista Acioly

Porto de Pedras: Escola Estadual Ciridião Durval

Campestre: Escola Estadual José Ribeiro Carminha

Japaratinga: Escola Estadual Dom Eliseu Gomes Oliveira

Jacuipe: Escola Estadual Major Luiz Cavalcante
Matriz de Camaragibe: Escola Estadual Maria Antônia de O. Santos

Passo de Camaragibe: Escola Estadual Ambrósio Lira

Jundiá: Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva

Porto Calvo: Escola Estadual Professor Guedes de Miranda e Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação

São Luiz do Quitunde: Escola Estadual Margarida Pugliesi