Neste sábado, pelo menos um deles vai comemorar o Campeonato Espanhol e, se tiverem forças, levantarão um troféu de forma marcante
Barcelona e Atlético de Madrid não parecem dois times que estão prestes a conquistar um título importante. Ambos passaram por problemas graves nos últimos meses e por isso chegam para uma final frágeis, em frangalhos. Neste sábado, pelo menos um deles vai comemorar o Campeonato Espanhol e, se tiverem forças, levantarão um troféu de forma marcante
Por ser muito desnivelado, o Campeonato Espanhol costuma ser decidido antes da rodada final, quando Barcelona ou Real vencem o clássico contra o outro. Nesta temporada, porém, tudo mudou. O campeonato pareceu inclusive mais equilibrado, já que muitos times pequenos tiraram pontos dos grandes.
O Barcelona foi vítimas das zebras durante toda a competição, mas piorou após o time perder para o Valencia, por 3 a 2, em pleno Camp Nou. Depois disso, Real Sociedad, Valladolid e até o Granada venceram o time catalão. Nas últimas rodadas mais dois tropeços: os empates contra Getafe e Elche impediram o time catalão de chegar na rodada final com mais chances de título.
O Atlético de Madrid sofreu menos com as zebras, mas também teve percalços graves no caminho. Perdeu para Espanyol, Almería, Osasuna e Levante. Na rodada passada, podendo faturar a taça do Espanhol, empatou com o Málaga, 11º colocado na tabela.
O fato de a competição estar mais equilibrada desgastou os jogadores demais. Basta observar que os dois times têm problemas físicos sérios para o jogo.
No Barcelona as principais dúvidas eram se Piqué, Jordi Alba e Neymar teriam condições de jogo. Eles aceleraram a recuperação de uma forma até perigosa, mas estarão à disposição do técnico Tata Martino, neste sábado.
O Atlético de Madrid contará com força total neste sábado, mas teve que poupar a maioria dos atletas durante a semana. Entre os principais, apenas Diego Costa chegou a ser dúvida, por problemas musculares. Mas o técnico Diego Simeone já anunciou que o sergipano será titular.
É um jogo para as duas torcidas darem adeus, principalmente o Barcelona, que fará sua última partida na temporada e passará por uma renovação. O técnico Tata Martino já tem falado em tom de despedida; Carles Puyol deu uma entrevista emocionado, nesta semana, antes da aposentadoria; e Valdés já tinha anunciado, há um ano, que sairia. E estes são apenas os confirmados. Especula-se que mais jogadores, como Pinto, Daniel Alves e Aléxis Sánchez, serão negociados e já estão com os dois pés fora do clube.
No lado do Atlético de Madrid não é exatamente um adeus, já que o time ainda atuará contra o Real, na final da Liga dos Campeões. Mas é inegável que alguns jogadores sairão do elenco, inclusive dois brasileiros: Diego Costa teria recebido uma oferta irrecusável do Chelsea; e Diego Ribas, que está apenas emprestado pelo Wolfsburg, estuda diversas posssibilidades para a carreira, inclusive voltar ao Brasil.
Todos estes problemas podem até atrapalhar a qualidade do futebol apresentado no Camp Nou, mas certamente só aumentarão a emoção da partida.
Barcelona: Pinto; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Adriano (ou Jordi Alba); Busquets, Xavi e Iniesta; Sánchez, Messi e Pedro (Neymar).
Técnico: Gerardo Martino.
Atlético de Madrid: Courtois; Juanfran, Miranda, Godín e Luis Filipe; Turan, Gabi, Tiago e Koke; Villa e Diego Costa.
Técnico: Diego Simeone.